quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Conceitos e Definições de Gerência de Redes

Existem diferentes Modelos de Gerenciamento e Arquiteturas, porém, seus princípios são semelhantes. Os conceitos e definições a seguir servem para fundamentar nossos estudos sobre Gerenciamento de Redes.

Ambiente Gerenciado
São mecanismos com suporte a funcionalidades de gerenciamento, juntamente com os aspectos de comunicação que permitem suas interconexões.
O ambiente gerenciado pode ser constituído de um ou mais mecanismos como:
Roteador(s), Switch(es);
Conexões TCP de um determinado número de servidores;
Todos os dispositivos gerenciáveis de uma mesma sub-rede;
Todos os dispositivos gerenciáveis de um conjunto de LANs interligadas.

Mecanismo Gerenciado
Hardware ou Software que apresenta necessidade e condições de ser gerenciado. Como interfaces de rede, discos, impressoras, aspectos relacionados a implementação da pilha TCP/IP, estatísticas sobre o processamento de datagramas IP, etc.

Sistema de Gerenciamento de Redes
Grupo de ferramentas utilizadas para monitoramento e controle da rede. Normalmente uma arquitetura genérica, organizada em três camadas, poderá ser usada para representar as categorias de software presentes em um sistema de gerenciamento de rede.
A coleção de software de um sistema de gerenciamento é também organizada para assumir o papel de gerente, agente ou ambos.

Gerente
Permite a obtenção e o envio de informações de gerenciamento junto aos mecanismos gerenciados mediante comunicação com um ou mais agentes.
Informações de gerenciamento podem ser obtidas com o uso de requisições efetuadas pelo gerente ao agente ou mediante envio automático do agente para um determinado gerente.

Aplicação Gerente
O modelo SNMP apresenta a Aplicação Gerente como uma entidade de rede que usa determinados protocolos das camadas de transporte, de rede, de acesso à rede e de aplicação, para a comunicação com a entidade de rede gerenciada.

Componentes Principais:
  • Operações de Gerenciamento
  • Management Information Base – MIB
  • Banco de dados
  • Aplicações de Gerenciamento
  • Interface do usuário

Operações de Gerenciamento
São componentes da Aplicação Gerente que controlam e monitoram os Agentes pertencentes à comunidade de um determinado domínio de gerenciamento.
Uma Operação de gerenciamento é uma entidade de software que implementa as regras estabelecidas no protocolo SNMP.
Podem ler e escrever em variáveis da MIB de cada Agente;
Podem armazenar informações de gerenciamento recuperadas junto aos Agentes em uma MIB própria e/ou em um Banco de Dados;
Devem implementar processos para execução das requisições de GetRequest, SetRequest e GetNextRequest – PDUs (Protocol Data Units).

Management Information Base - MIB
A MIB da Aplicação Gerente, quando existir, conterá a “relação mestre” para as MIBs de todos os Agentes pertencentes à comunidade de gerenciamento.

Banco de Dados - BD
É constituído por um conjunto de variáveis de interesse, que compreendem todos os nomes, configurações, topologia e dados de auditoria dos dispositivos gerenciados.
Obs.:
Deve ser do tipo relacional e de preferência, ser SQL.

Aplicações de Gerenciamento
São programas que transformam os dados SNMP em informações usadas pelos usuários da Aplicação Gerente.
As aplicações de gerenciamento auxiliam no processamento e análise dos dados obtidos via operações de gerenciamento, ou junto ao Banco de Dados.

Interface do usuário
São interfaces não especificadas pelo modelo SNMP que permitem a interação do usuário com o Sistema de Gerenciamento:
  • Comandos de Gerenciamento (I/O);
  • Visualização de mensagens (traps);
Interfaces do tipo GUI (Graphic User Interface) permitem:
  • Apresentação de estatísticas de desempenho;
  • Resumos de contabilização;
  • Relatório de falhas;
  • Inventários de configuração;
  • Formulários para criação de queries e mapas da topologia de rede.

Agente
Software específico presente nos dispositivos gerenciados, cuja função principal é o atendimento das requisições enviadas pelo gerente e o envio automático de informações ao gerente, indicando a ocorrência de um evento previamente programado.

Aplicação Agente
É definida como uma Entidade junto a um dispositivo de rede. A aplicação Agente utiliza os protocolos de rede e o protocolo SNMP para se comunicar via interconexão de rede com uma Aplicação Gerente.

Componentes chaves:
  • O Agente
  • A MIB do Agente
O Agente:
Todo sistema gerenciado por SNMP deverá conter uma entidade Agente rodando em background.
Pode suportar mais que um protocolo de transporte. Porém, o UDP foi o protocolo da Pilha TCP/IP escolhido por possibilitar a interoperação entre qualquer Gerente e Agente.

A MIB do Agente:
A MIB é uma coleção de variáveis de interesse, seus valores dependem das funcionalidades do dispositivo e de quais recursos ou serviços o agente deverá gerenciar.

Referências:
Pessoal o material usado como base para a criação destes textos, veio de amigos, listas de distribuição e pesquisas na internet, portanto não possuo referências sobre os mesmos, mas se você identificar algum material de sua autoria, por favor entre em contato que os devidos créditos serão atribuídos.

Nenhum comentário: