terça-feira, 22 de junho de 2010

Destravando Nintendo Wii via Software

ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!

Pessoal eu VENDI meu videogame e portanto esse post NÃO SERÁ MAIS ATUALIZADO, o material continua aqui como fonte histórica, mas NÃO RESPONDEREI MAIS DÚVIDAS, isso se deve pelo fato de ter sido lançado o sucessor do Wii e porque não tenho mais o meu videogame para testar e responder as dúvidas.

ESSE TUTORIAL NÃO É VÁLIDO PARA WII U! 

06/06/2013 - Fim destes post!


ATUALIZAÇÃO:
Novo Método para os Wii com System Menu 4.3:
 

Introdução:
Você já decidiu que seu console vai ser um Nintendo Wii, já conhece os acessórios, agora vem as perguntas finais, comprar um console original ou destravado? Se optar por um console destravado, escolho destravado por Software ou por Hardware?

Destravamento por Hardware:
O destravamento por hardware é aquele em que seu console vai ser aberto e uma nova placa será introduzida dentro dele, essa placa pode ser soldada ou encaixada (desbloqueios mais modernos) dentro do seu console.

Destravamento por Software:
O destravamento por software é aquele em que novos softwares serão instalados no seu console, o carregamento dos jogos será feito através destes softwares, ao invés da opção padrão, estes softwares são chamados de Loaders. Para que um loader funcione uma série de outros softwares precisam ser instalados, por isso sugiro a leitura do artigo IOS, cIOS, WADs… – Definições, Respostas e Informações da Games Fever.

Compro Destravado ou Faço o procedimento por conta própria?
Indepedente da sua escolha, destravamento por Hardware ou por Software, você pode optar por comprar um console destravado ou comprar um console original (Wii Virgem) e realizar o procedimento de destrava você mesmo.
Essa é uma decisão muito pessoal, que envolve vários aspectos como o quanto você é familiarizado com computadores e procedimentos de instalação e configurações avançadas de software, eletrônica no caso de optar pelo destravamento por hardware, se você gosta de aprender coisas novas, se você tem o espirito Hacker, etc.
Mas você precisa ter algo em mente: Destravamentos não são eternos, a Nintendo está sempre lançando títulos com novas travas na intenção de coibir a pirataria, por isso se optar por pagar para alguém realizar o destravamento pode em determinado momento não conseguir jogar algum(s) título(s), ou ter que pagar novamente por uma atualização no desbloqueio.

Vantagens e Desvantagens do Destravamento:
Original Vs Destravado:
A grande vantagem em destravar o console, é o fato de poder jogar Backups (Cópias dos jogos originais). Infelizmente no Brasil a nossa realidade é complicada, com os baixos salários e altos impostos, fica muito difícil pagar em média de R$ 100,00 a R$ 300,00 de um título original, por isso, ao invés de realizar Backup dos jogos originais para mante-los conservados, o que a maioria faz é comprar jogos piratas.
Outra vantagem do desbloqueio, é o fato de permitir a instalação de novos aplicativos no console, podendo usar o console para outros fins como assistir filmes, ouvir músicas, navegar na internet, usar como despertador, servidor web, servidor ftp, traçar rotas em mapas on-line, etc. Veja uma lista de aplicações aqui (Em Inglês).
A desvantagem é o fato de precisarmos realizar os procedimentos de desbloqueio e atualizações no console.

Destravamento por Hardware:
Sinceramente não vejo vantagem nenhuma em realizar o destravamento por hardware, acredito que os atuais destravamento por software atendem a todas as necessidades.
A desvantagem é óbvia, seu console precisa ser aberto, e portanto você perde a garantia do fabricante, se você comprar o console destravado, a maioria das lojas vai oferecer uma garantia própria, geralmente de 3 meses.

Destravamento por Software:
A desvantagem do destravamento por software está no fato de que várias etapas precisam ser realizadas para o destravamento, e eventuais atualizações podem ser necessárias.
A grande vantagem está na opção de rodar títulos Backup, instalar softwares para que o console desempenhe novas funções, e principalmente porque a garantia de fabricação não será perdida, muito útil para a maioria dos brasileiros que compram seus consoles parcelados em 10x, 12 x.

Considerações finais:
Antes de realizar o destravamento leia, leia e leia, entenda bem os tutoriais antes de executá-los, se encontrar algum termo que não sabe o que é, procure saber primeiro do que se trata antes de continuar, se não entender alguma parte PARE, é bem melhor que escolher a opção errada.
Muito cuidado com a energia, os procedimentos são bem rápidos (cada etapa individual), mas se a energia acabar no meio de um procedimento as chances de erro são bem grandes.

ATENÇÃO: Procedimentos incorretos podem causar o Brick (Brickar o console), achou o termo engraçado? Lembrou da música do Pink Floyd (Another brick in the wall)? Pois é exatamente isso, seu console vira um tijolo, ou quase um tijolo (semi-brick), alguns bricks são reversíveis, outros não.
As chances de causar um brick no destravamento por software são praticamente nulas, mas me senti na obrigação de fazer o alerta.
Os consoles mais recentes não reproduzem backup de DVD, mesmo depois de destravado, é preciso carregar os jogos pelo Pen Drive ou HD Externo.

Destravando o Nintendo Wii via Software:
Todos os procedimentos abaixo foram realizados no meu console, adquirido no Submarino em 07/06/2010. Todos os tutoriais usados foram produzidos pela Games Fever, antes de realizar os procedimentos verifique no site se não existem tutoriais atualizados.

1º Passo - Descobrindo a versão da Placa-mãe e do Firmware do Wii
Essa informação será muito útil quando você precisar pedir ajuda para alguém. O meu console veio com a Placa LU7327 e Firmware Ver 4.2U.

ATENÇÃO: SE O SEU CONSOLE VEIO COM O FIRMWARE 4.3, SIGA ESTE TUTORIAL DA GAMES FEVER, NADA ABAIXO É VÁLIDO PARA ESSA VERSÃO.

2º Passo - Destravando seu Wii 4.2 e instalando o Homebrew Channel
Ao seguir esse tutorial você irá destravar seu console, fazer backup da configuração original e instalar os softwares necessários para os próximos passos.
Atenção: Para fazer backup do console você vai precisar de um pen drive de 1 GB ou 2GB, menor que isso não cabe o Backup e maior o console original não reconhece.

3º Passo - Instalando a cIOSx rev19
Essas cIOS são pré-requisitos para os próximos passos.
Atenção: Neste momento você já consegue jogar New Super Mario Bros pelo cartão SD.

4º Passo - Instalando as cIOS do Hermes
Essas cIOS são pré-requisitos para os próximos passos.
Essas cIOS são específicas para USBLoader.

5º Passo - Como rodar Monster Hunter Tri via DVD/USB- Tutorial Duplo
Neste ponto o seu console está preparado para rodar jogos via USB pelo uLoader, mas os jogos que fazem uso do Wii Motion Plus ainda não funcionam.

6º Passo - Resolvendo os problemas do Wii Motion Plus
Você vai seguir o tutorial com algumas alterações:
  • Vamos precisar de um backup do Wii Sports Resort, só que no Pen Drive ou HD Externo, pois os novos consoles não reproduzem DVD Backup.
  • NÃO INSTALE a cIOS38-Rev14
  • Ao invés de realizarmos os procedimentos pelo NeoGamma, vamos realizar pelo uLoader que é o USBLoader que reconhece o HD Externo, os procedimentos são basicamente os mesmos:
    Ele tem uma opção de Alternative .dol, aponte para SD;
    Inicie o jogo, assista aos vídeos de instrução e no final ele reinicia e volta pro Wii Menu
    Conecte o Wii Motion Plus no Wii Remote
    Volte no uLoader, entre na opção de Alternative .dol, e escolha delete alternative .dol
Neste ponto o seu console está preparado para rodar jogos que fazem uso no Wii Motion Plus.

Ajustes Finais:
Durante o processo de destravamento, no segundo passo instalamos o NeoGamma R7, este canal pode ser removido do Wii Menu.

239 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 239 de 239
André Déo disse...

Tiziano Gavioli se vc não mudou, e a menos que aplique modificações não é possível mudar, o canal oficial é o primeiro quadrado no canto superior esquerdo....

Testou mais de um jogo e não aparece???? Colocando no drive do próprio Wii???

Abraços,

André Déo disse...

Plinitch,

Não sei cara... Tanto no meu como no do meu sobrinho roda o Call of Dutty, não lembro se eles testou o último, eu não testei, mas os outros rodam, e o Punch Out roda normal tb....

Se pegou a cópia do jogo de um lugar confiável??? Vou ver com que IOS to rodando e te falo, mas acho que é com a IOS 249 default mesmo...

Abraços,

André Déo disse...

Tiziano Gavioli,

"Estou carregando o jogo tanto pelo canal do Wii ... solicita que eu leia instruções no manual".

Mas ele diz que instruções??? Vc fez os procedimentos do 6º Passo - Resolvendo os problemas do Wii Motion Plus????

Pq não conseguiu instalar o Bootmii??? O que rolou??

Abraços,

André Déo disse...

Nitiça,

O que vc entende por banda larga???
Banda Larga é Speedy, GVT, Embratel, etc...

Ae vc pode ligar a banda larga em um roteador sem fio e acessar a net pela rede sem fio do Wii...

Agora se vc quiser ligar direto o cabo de rede no Wii, tem um adaptador USB-->Cabo de rede na DealExtreme (www.dealextreme.com), mas não sei se funciona...

Abraços,

André Déo disse...

Plinitch,

Vamos lá... Eu estou usando o uLoader v5.0 (Da Games Fever), anota ae:
Wipeout, Call of Duty Modern Warfare, Call of Duty World at War
cIOS 222

Call of Duty Black Ops e Call of Duty Modern Warfare 3 (Esse meu é Europeu)
cIOS 224

Se não ficam no loading infinito mesmo.

Você abre o jogo pelo uLoader vai em Configuration // cIOS/Boot e escolhe a cIOS que vai usar.

Abraços,

Plinitch disse...

Aew Déo!! Muito Obrigado ja vou testar aqui.

Agora que eu lembre um jogo que tbm nao sai do Loading e nao funciona nem a pau é o Punch Out. Vc conssegue rodar ele pela usb??

Plinitch disse...

Aew Déo! Nao conssegui rodar os Call of Dutty.

To Com o Black Ops e o Modern Warfafre 3 e os 2 ficam no Loading infinito. =/

Tipo eu ja passei no pimp my wii e instalei tudo.. ta tudo atualizado.

To com o Uloader 5.1e, configurei a Cios 224 mas num vai.. será que tem como eu estar com a Cios 224 Zuada ou algo assim?? Pq eu uso o Uloader e a Cios 223 pra jogar Mosnter Huinter e Vai na Boa.. não sei oque pode ser.. =/

Se souber como Rodar o Punch Out tbm eu agradeço.. Até agora nao conssegui fazer rodar tbm.

Espero Respostas. Obrigado!!

Cláudio Kindlé disse...

Olá, preciso da sua ajuda.
Comprei um Wii destravado via uLoader, com DVD Externo. O Drive está no USB inferior. Já testei o drive no meu computador e ele está funcionando corretamente. Quando inicio o uLoader no Wii, sem o Nunchuk no controle, fica aparecendo a mensagem "reading banner" e não sai disso. O que pode ser?
Abs,

Singrid disse...

Olá André,
comprei um nintendo wii no Paraguai com leitor de dvd externo e destravado. O vendedor me irformou que a partir do momento que rodar um game original o console só rodará games originais. E o mesmo acontece para games piratas. Essa informação procede?

Muito obrigada
Singrid

Erismar disse...

André, Boa tarde

Comprei um WII modelo preto (mario cart)junto com um hd externo com 80 jogos,e possível copiar mais jogos as neste hd?se rodar jogos originais pelo console corro o risco de não mais ler o hd?pode entrar na internet e jogar online com amigos normalmente?

Obrigado
Erismar

Tiziano Gavioli disse...

André.

Já instalei o Bootmii.

Estou conseguindo rodar jogos por pendrive.
Entretanto pelo drive do Wii não consigo rodar jogos não originais, tanto pelo canal oficial quanto pelo Neogama.

Aguardarei instruções.
Obrigado.

José Wilton Saraiva Cavalcanti disse...

Blz cara?

Comprei um nintendo wii 4.3U e gostaria de saber se ao desbloqueá-lo poderei jogar por dvd ou por algum hd. Obrigado, desde já.

André Déo disse...

Plinitch,

"Punch Out. Vc conssegue rodar ele pela usb??"
Sim com a cIOS default (222) sem problema algum, alias o jogo é massa...

Se tentou baixar uma cópia de um site diferente? Será que o problema não estão sendo as ISOs dos jogos não?

TODOS os jogos eu passo pelo Wiiregionfree e Wiibrickblocker antes de copiar para o HD!

Abraços,

André Déo disse...

Olá Fariná CEO,

Se estiver com o Nunchuk no controle funciona normal????

Não faço idéia cara, essa vou ficar te devendo...

Abraços,

André Déo disse...

Olá Singrid,

Vamos por partes...

Ao rodar um jogo original ele pode executar atualizações no seu console que vão interferir no destrave, uma das funções do priiloader é impedir isso...

Agora enquanto o fato de voce rodar jogos piratas não influencia em nada, eu mesmo tenho jogos originais e jogos no HD sem problemas.

Abraços,

André Déo disse...

Olá Erismar,

"com um hd externo com 80 jogos,e possível copiar mais jogos as neste hd?"
Se houver espaço sim, sem problemas, baixe as ISOs da internet (não, eu não digo de onde), passe o Wiiregionfree e Wiibrickblocker nelas e use o WBFS Manager para copiar os jogos do Computador para o HD e mesmo para apagar algum que você não gostou.

"se rodar jogos originais pelo console corro o risco de não mais ler o hd?"
Sim corre, uma das funções do priiloader é impedir isso.

"Pode entrar na internet e jogar online com amigos normalmente?"
Depende de como foi feito o destravamento, se o jogo é original ou não, etc.

Abraços,

André Déo disse...

Olá Tiziano Gavioli,

"Já instalei o Bootmii. Estou conseguindo rodar jogos por pendrive."
Ótimo, agora é só comprar um HD ou DVD externo.

"Entretanto pelo drive do Wii não consigo rodar jogos não originais"
Não vai conseguir mesmo, de um bom tempo para cá os drives do Wii não reconhecem mais DVDs piratas pelo fato da mídia do Wii não ser um DVD, é um disco com um padrão próprio.

Abraços,

André Déo disse...

Olá José Wildon Saraiva Cavalcanti,

Você vai poder:
A) Jogar jogos originais pelo Drive do Console
B) Jogar jogos alternativos por Drive de DVD Externo ou HD externo.

Eu prefiro HD externo porque meus jogos estão todos em um único lugar, não compro mídias, não risca, o espaço para armazenar os jogos é o espaço que o HD ocupa.

Abraços,

Nerds Aleatórios disse...

Olá, estava buscando na internet os modos de usar o wii e de todos achei o seu blog o melhor. Bem o link dado no 2º passo sobre o Homebrew foi retirado e gostaria de saber se há algum outro site de confiança para isso? Valeu, abraço!!

André Déo disse...

DJ Diana,

O seu Wii é novo??? Se for, deve ser System Menu 4.3, neste caso você pode usar o novo método:
http://www.gamesfever.com.br/?p=8031

Abraços,

Pedro Colicigno disse...

o link do games fever 5 e 3 n ta funcionando

André Déo disse...

Pietros,

Eu só indiquei o caminho das pedras...

Abraços,

jose disse...

blz.. te perguntar .. eu to querendo comprar um wii mas falaram que os novos modelos nao tem como destravar...como eu faço para olhar se o aparelho pode ser destravado antes de compra-lo

jose disse...

to querendo comprar o console wii mas falaram que os novos nao tem como destravar...como eu faço para olhar isso antes de comprar.. se tem como destravar ou nao!

André Déo disse...

José,

Isso é um mito, diziam quando saiu, que o Wii Vermelho não dava para desbloquear, mas o desbloqueio que fazemos é via software, e o software é o mesmo, independente de cor da carcaça (hardware).
TODO wii pode ser desbloqueado sem excessões.

Abraços,

Cia Atrius de Teatro e Dança disse...

Oi... Há a possibilidade de destravamento do Nintendo Wii Motion? Os procedimentos divulgados no teu blog, servem para o Motion tbm? Ah! e parabéns!! Muito bem descritos!! (Y)

Uendell luis disse...

Boa noite, Déo!!
Meu Wii é LU74. em todos os lugares que pesquisei, estavam falando que meu wii nao rodaria jogos pelo leitor do wii e nem rodaria no leitor externo de dvd, porém eu ja tinha comprado o leitor de dvd externo e nao consigo jogar naada, nem com o uloader nem com r7,r8,r9 neogamma ai por ultimo respiro entrei em seu blog e vii que a versão lu74 pode sim rodar com dvd externo, eu ja fiz tudo quanto é tipo de tutorial e agora irei fazer este que vooc colocou ai,

http://www.gamesfever.com.br/?p=3490

desde já agradeço !! e volto a perguntar se tiver duvidas ok ?

André Déo disse...

Cia Atrius de Teatro e Dança,

Obrigado... Sim é possível, veja no tutorial o 6º Passo - Resolvendo os problemas do Wii Motion Plus.

Abraços,

André Déo disse...

Ok, Uendell luis, estamos ae..

Abraços,

Sonhos e Devaneios disse...

oi tudo bem, eu tenho um wii destravado por software onde acesso via hd externo so que dia desses eu coloquei um jogo via cd e sem querer foi feita a atualizaçao via internet. apos essa atualizaçao nao funcionou mais via hd. tem como rever esta situaçao? vc poderia me ajudar?
meu nome e joao

Victor Castela disse...

Gostaria de tirar uma dúvida: meu filho tem um Wii e o leitor de Cd está estragado. Achei o conserto muito caro. Me falaram que eu posso deixar o leitor assim mesmo, mas teria que destravar o Wii e usar um Hd externo. Isso é verdade? Grata, Gisele

Emmy disse...

Prezado André,

Gostaria de pedir seu auxilio, pois deixe eu contar minha situação. Tive a oportunidade de ganhar um nitendo wii, depois de tanto aumejalo, logo depois do nitendo wii em mãos tive que destravar.
Levei em uma assistencia e o tecnico me informou que o destravamento custava 350 reais um valor que eu não poderia pagar porque seria mais da metade que me custou o console.
Fui em outra assistencia, nesta segunda o tecnico disse que custava 150 apesar de ainda está caro e fora do meu orçamento eu pude pagar, porém para ele destravar precisava de 1 hd externo o que eu não tinha e tive que comprar 1 na loja dele comprei o mais barato de 320gb, por ser de varias vezes eu comprei, o que me acabou saindo mais caro que tivesse feito com primeiro tecnico, não reclamo muito pois eu estava mesmo rpecisando de 1 hd externo.
O problema que esse tecnico vende jogos e ele gravou o hd em RAW ou seja eu não consigo ver o que tem dentro nem gerenciar, não consigo adicionar jogos que baixei eu acho que ele fez isso para que eu tenha que voltar lá com ele e comprar os jogos dele. Quando ele destravou eu comprei 30 jogos, se for o caso deu formatar o HD e desbloquear de novo não tem problema eu baixo os jogos de novo(comprei pq na epoca estava sem internet)
Se você poder me auxiliar ficarei muito grato, pois como faz MUITO tempo que não tenho 1 console estou meio por fora e algumas coisas não entendo, estou estudando seu artigo.
se poder me e tiver 1 tempinho para ajudar 1 amigo meu msn é odim5555@hotmail.com
e meu facebook é raf.ponciano@yahoo.com.br

de qualquer forma agradeço desde já, pois você já foi de grande ajuda em fazer este artigo.

André Déo disse...

João, provavelmente você perdeu o desbloqueio, é difícil dizer sem ver, veja se o o Homebrew Channel ainda aparece, se sim, tá mais fácil, tente passar o pimp my wii e veja se ele corrige. Se não vai ter que ir realizando os passos e testando.

Abraços,

André Déo disse...

Gisele,

Isso mesmo, se vc destravar vai sempre usar via HD externo o leitor não serve para mais nada.

Abraços,

André Déo disse...

Emmy,

Vamos lá... Para gerenciar os jogos basta usar o WBFS Manager (http://wbfsmanager.codeplex.com). Se ele não reconhecer os jogos que já estão no HD formate por ele, mas ele deve reconhecer sim...

Você vai baixar as ISOs da internet e vai passar por esses dois programas:
Wii Brick Blocker (http://wbb.rockman18.com/?page=home&ln=en) isso evita que o jogo por ser de região diferente, ou por alguma trava, transforme seu console em um Brick (Tijolo).
Depois vai passar o WiigionFree (http://wiigionfree.apponic.com/download/) que permite deixar todos os seus jogos, mesmo os europeus como NTSC, na realidade ele não muda o jogo, ele engana o console, o que pra gente é o que interessa, e novamente protege dos bricks.
Ae você pode usar o WBFS para jogar a ISO para dentro do HD.

Abraços,

Luh disse...

Boa tarde,muito interessante esse seu post,tenho um Nintendo Wii ,comprei usadofaz uns 6/7 meses,foi usado raramente por conta dos valores dos jogos,gostaria de saber se tem como destravar ele via software e se sim,vc poderia me passar o passo a passo?o modelo q achei nele é:MODEL NO.RVL-001(USA)2006Nintendo -Serial No:LU72263420',desde já agradeço,qualquer coisa meu email é luciana.claudio@hotmail.com ou face Luh Domingues (de jaguariuna),obrigada!!!

André Déo disse...

Luh,

Meu post é o passo a passo, não é um procedimento que deva ser feito por qualquer pessoa, mas quem tem familiaridade com informática e ingles técnico, faz tranquilamente.

Desculpe, mas não adiciono ninguém.

Abraços,

Unknown disse...

Oi, minha prima trouxe pra mim do canadá o wii mini que não tem entrada do cartão SD. É possível destravá-lo de alguma forma?

André Déo disse...

Marcos,

Você deve estar falando do Wii U (http://pt.wikipedia.org/wiki/Wii_U) esse tutorial não é válido para ele.

Abraços

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 239 de 239   Recentes› Mais recentes»