quinta-feira, 17 de junho de 2010

Entrei para a 7ª Geração de Videogames

Introdução:
Primeiro vamos entedender que história é essa de 7ª geração dos videogames, para isso basta ler a História dos jogos eletrônicos. Os consoles de 7ª geração atualmente são Nintendo Wii, Playstation 3 e Microsoft Xbox 360.

Escolher um destes três consoles não é fácil, cada um tem suas características, vantagens e desvantagens, para isso te dou dois conselhos:
1º - Ouça este podcast da Games Fever.
2º - Jogue todos os 3 consoles, este é o mais importânte, jogue cada um dos videogames e veja com qual se identifica mais.

Principais diferenças entre os consoles:
Cada um dos consoles acima tem suas características, vou resumir as mais importântes aqui:

Xbox 360:
Possui a melhor Live (ambiente para jogar on line);
Alguns títulos exclusivos, mas esse não é seu forte;
Excelente gráfico e jogabilidade;
Pode ser desbloqueado, mas acarreta no banimento da Live;
Grande histórico de problemas, as famosas 3 Red Lights (3 Luzes Vermelhas).

Playstation 3:
Possui Live;
Muitos títulos exclusivos, entre eles a série God of War (Eu amo esse jogo);
O melhor dos gráficos, excelete jogabilidade;
Nao pode ser desbloqueado;
É um leitor de Blu-Ray;
Pequeno histórico de problemas.

Nintendo Wii:

Possui Live, a pior dos 3 consoles;
Muitos títulos exclusivos, entre eles a série Mario, que nos leva a uma nostalgia maravilhosa;
O pior gráfico, esse não é seu forte;
Pode ser desbloqueado, inclusive via software;
Dos 3 é o console que menos apresenta erros, a porcentagem de Consoles Wii com problemas é mínima;
Revolucionou a maneira de se jogar videogame com seus controles exclusivo;

Enquanto os seus concorrentes investiram em melhores gráficos, versões novas de títulos consagrados, melhores efeitos, etc. Mas sendo o mesmo videogame com controle de sempre, a Nintendo criou uma nova maneira de jogar, a interatividade com o jogo é incrível, tanto que os concorrentes estão mostrando versões de seus consoles que imitam a jogabilidade do Nintendo Wii.

Sobre minha escolha:
Joguei muito Xbox na casa do meu brotha Ricardo, e devo dizer que o console é fantástico, mas devido ao histórico de problemas foi o primeiro a ser descartado.

A dúvida entre Playstation 3 e Nintendo Wii permaneceu até o último minuto, o Playstation 3 é um console fantástico, com uma qualidade de gráfico absurda (Coloque em uma TV descente e verá), e poderia jogar God of War (Eu realmente amo esse jogo), teria um leitor de Blu-Ray em casa, e como sou cinéfilo isso faz muito sentido, mas temos o outro lado da moeda, teria que comprar todos os títulos originais, o que significa um investimento considerável, a chance de minha esposa jogar comigo seria praticamente nula, nao tenho muito tempo para ficar jogando on-line e criar vínculos com grupos específicos, que é o que torna jogar on-line interessante, mesmo assim ainda considero uma excelente opção.

Graças ao meu amigo Ludgero pude passar uma tarde inteira jogando Nintendo Wii, testando vários títulos, vendo como os controles e acessórios funcionavam, e me apaixonei pelo Nintendo Wii, a jogabilidade é outra, o gráfico inferior incomoda um pouco, mas é colocado em segundo plano diante da experiencia de jogo que você está tendo.

É muito divertido jogar Nintendo Wii, acho que essa é a melhor definição, e quanto mais pessoas melhor, o console foi feito para jogar em família, a facilidade de uso dos controles, a dinâmica dos jogos, tudo isso contribui para que seu Pai, Tio, Avô, que nunca iriam jogar um Playstation ou Xbox queiram jogar o Nintendo Wii.

Enfim, o fator de desempate foi parar e pensar se eu queria um videogame para eu jogar, ou se eu queria um videogame para jogar com minha esposa, um videogame para chegar em casa e encontrar ela jogando e se divertindo, um videogame para receber os amigos de todas as idades e todos jogarem. E cheguei a conclusão que era esse o console que eu queria.

Nenhum comentário: