quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mensagem de Fim de Ano 2010

Olá caros amigos, amigas, dogs e demais seres que fazem parte da minha vida... Chegamos de novo ao fim do ano! O ano é cada vez mais curto!

Esse ano foi realmente formidável, eu conquistei muitas coisas, na minha vida profissional, pessoal e principalmente na espiritual. Fiz vários passeios, algumas viagens, fui a lugares que nunca tinha ido, fiz novos amigos, revi alguns que a tempos não via... Conquistei bens materiais, comi, bebi e me diverti o ano todo. O que mais eu poderia querer?

É realmente impressionante como as pessoas reclamam do que não tem, do que lhes falta, do que gostariam de ter e/ou fazer, mas não param para pensar no que elas tem, no que fazem, o que já conquistaram. Eu ouvi muitas histórias interessantes esse ano, por exemplo de uma pessoa que vivia em uma área de risco, praticamente dentro da vala de esgoto e conquistou sua casa própria; Das crianças que moram em albergues e que recebem uma ceia nessa época do ano, coisa que elas não comerão novamente até o próximo ano, como um pedaço de carne diferente, um panetone, ou poder beber refrigerante até se fartarem.

Mas o que nós temos a ver com isso não é verdade?? Eu estudo, trabalho, "corro atrás", eles que façam o mesmo. Se você pensa assim, pare um pouco e repense suas atitudes:
Mateus 24:12 - Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará.

2 Timóteo 3:1-4 - Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus.

O que desejo a vocês meus amigos é que tenham um Natal em família, que possam se sentar em volta da mesa, curvar a cabeça e agradecerem a Deus por estarem vivos e juntos, por terem algo a comer e beber, por serem UMA FAMÍLIA.

Que tenham um ano novo repleto de esperanças, que possam trabalhar, lutar, correr atrás, mas também se lembrar daqueles que não tem nada, que você possa separar algo, por menor que seja, para abençoar a vida do seu irmão, existem crianças, idosos, mendingos, animais abandonados, etc, etc. Escolha quem você quer ajudar, porque pessoas (e animais) para serem ajudadas não faltam.

Que Deus te dê fé para não desistir, forças para trabalhar, sabedoria para aproveitar a vida e principalmente amor no coração.

Beijos para as meninas, abraço para os meninos e lambidas para os dogs.
André Déo/2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Modelo de Gerenciamento OSI e SNMP

Vários modelos foram criados por diversos orgãos com o objetivo de gerenciar redes, dados e telecomunicações em geral.Neste post vou abordar dois dos principais modelos, o modelo OSI e o modelo SNMP.

Modelo de Gerenciamento OSI
O Modelo OSI (Open Systems Interconnection) pertencente a ISO, baseia-se na teoria da orientação a objetos. Com isso, o sistema representa os recursos gerenciados através de entidades lógicas, as quais recebem a denominação de objetos gerenciados. Provê uma aquitetura de gerenciamento capaz de atender à diversidade de equipamentos da rede.

Funcionamento
O Gerente transmite operações de gerenciamento aos agentes a fim de obter informações atualizadas sobre os objetos gerenciados.
Agente recebe as operações de gerenciamento emitidas pelo gerente e executa as ações necessárias sobre os objetos gerenciados.
O agente pode transmitir ao gerente notificações geradas pelos objetos gerenciados ou notificações sobre a ocorrência de eventos.

O conjunto de objetos gerenciados constitui a Base de Informações de Gerenciamento, a MIB.
Para efetuar a troca de informações de Gerenciamento o Modelo OSI utiliza o serviço CMIS (Common Management Information Service) e o protocolo CMIP (Common Management Information Protocol).
Tarefas/Processos de Gerenciamento
O Modelo de Gerenciamento OSI divide as Tarefas/Processos de Gerenciamento em cinco áreas funcionais:
  • Gerenciamento de Falhas(Fault Management)
  • Gerenciamento de Configuração (Configuration Management)
  • Gerenciamento de Contabilização (Accounting Management)
  • Gerenciamento de Desempenho (PerformanceManagement)
  • Gerenciamento de Segurança (Security Management)



Também conhecido como Modelo FCAPS, formado a partir das iniciais de cada área de gerenciamento, em inglês.

Gerenciamento de Falhas
Deve detectar e resolver rapidamente situações que degradam o funcionamento da rede. Possui um conjunto de facilidades que habilitam:
  • Detecção de falhas
  • Notificação de usuários
  • Isolamento da falha
  • Correção do problema
  • Gravação de log (com a detecção e sua resolução)
É a área mais amplamente implementada, pois tem procedência sobre as demais .
Pode ser reativa, reage às falhas na medida em que ocorrem, ou pró-ativa, busca detectar falhas antes que elas ocorram.

Gerenciamento de Configuração
Utilizado para que se tenha controle sobre diferentes versões de elementos de hardware e software presentes na rede.
Verifica a mudança de estado dos objetos, conexões físicas e lógicas entre dispositivos, modo de operação de cada dispositivo.
Pode ser divida em três aspectos:
  • Inventário: Conjunto de dispositivos na rede, hardware e software;
  • Configuração: Mapeamento das conexões entre os dispositivos;
  • Provisão: Parâmetros operacionais modificáveis que apresentam o comportamento de cada dispositivo.
Gerenciamento de Contabilização
Distribuição justa dos custos da rede, fazendo apropriação e tarifação de acordo com a utilização. Planejar o crescimento da rede e evitar abusos na utilização de recursos da empresa.

Gerenciamento de Desempenho
Conjunto de funções para medir, monitorar, avaliar e relatar os níveis de desempenho alcançados pela rede garantindo um nível de serviço aceitável ao usuário.
Quando a performance se torna inaceitável, envia mensagens de alerta ao Operador.

Gerenciamento de Segurança
A meta é controlar o acesso aos recursos da rede de acordo com as definições de cada empresa para evitar sabotagens e  proteger os dados para que não sejam acessados por pessoas não autorizadas. Visa:
  • Proteção das informações
  • Controle de acesso ao sistema
  • Monitorar uso dos recursos
  • Criar, manter e examinar “log-files”
  • Essencial em hosts conectados a Internet
Modelo de Gerenciamento SNMP
O modelo SNMP, também chamado de Modelo Internet, possui uma abordagem genérica, podendo gerenciar diferentes tipos de sistemas, bastando apenas possuir alguns componentes elementares:
  • Gerente
  • Agente
  • Entidade com Dupla Função (Opcional)
  • Informações de Gerenciamento
  • Protocolo de Gerenciamento
Estação de Gerenciamento contendo entidades SNMP (Gerente)



Nós gerenciados contendo entidade SNMP (Agente)
Entidade com Dupla Função
Opcionalmente, entidades SNMP com dupla função, capazes de desempenhar o papel de Agente-Gerente
Informações de Gerenciamento
Informações de gerenciamento em cada nó, as quais descrevem a configuração, o estado, as estatísticas e as ações que controlam os nós gerenciados.
Protocolo de Gerenciamento
Um protocolo de gerenciamento utilizado pelos Gerentes e Agentes durante a troca de mensagens.
Monitoramento via SNMP

Monitoramento via SNMP utilizando Entidade com Dupla Função

Referências:
Pessoal o material usado como base para a criação destes textos, veio de amigos, listas de distribuição e pesquisas na internet, portanto não possuo referências sobre os mesmos, mas se você identificar algum material de sua autoria, por favor entre em contato que os devidos créditos serão atribuídos.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Conceitos e Definições de Gerência de Redes

Existem diferentes Modelos de Gerenciamento e Arquiteturas, porém, seus princípios são semelhantes. Os conceitos e definições a seguir servem para fundamentar nossos estudos sobre Gerenciamento de Redes.

Ambiente Gerenciado
São mecanismos com suporte a funcionalidades de gerenciamento, juntamente com os aspectos de comunicação que permitem suas interconexões.
O ambiente gerenciado pode ser constituído de um ou mais mecanismos como:
Roteador(s), Switch(es);
Conexões TCP de um determinado número de servidores;
Todos os dispositivos gerenciáveis de uma mesma sub-rede;
Todos os dispositivos gerenciáveis de um conjunto de LANs interligadas.

Mecanismo Gerenciado
Hardware ou Software que apresenta necessidade e condições de ser gerenciado. Como interfaces de rede, discos, impressoras, aspectos relacionados a implementação da pilha TCP/IP, estatísticas sobre o processamento de datagramas IP, etc.

Sistema de Gerenciamento de Redes
Grupo de ferramentas utilizadas para monitoramento e controle da rede. Normalmente uma arquitetura genérica, organizada em três camadas, poderá ser usada para representar as categorias de software presentes em um sistema de gerenciamento de rede.
A coleção de software de um sistema de gerenciamento é também organizada para assumir o papel de gerente, agente ou ambos.

Gerente
Permite a obtenção e o envio de informações de gerenciamento junto aos mecanismos gerenciados mediante comunicação com um ou mais agentes.
Informações de gerenciamento podem ser obtidas com o uso de requisições efetuadas pelo gerente ao agente ou mediante envio automático do agente para um determinado gerente.

Aplicação Gerente
O modelo SNMP apresenta a Aplicação Gerente como uma entidade de rede que usa determinados protocolos das camadas de transporte, de rede, de acesso à rede e de aplicação, para a comunicação com a entidade de rede gerenciada.

Componentes Principais:
  • Operações de Gerenciamento
  • Management Information Base – MIB
  • Banco de dados
  • Aplicações de Gerenciamento
  • Interface do usuário

Operações de Gerenciamento
São componentes da Aplicação Gerente que controlam e monitoram os Agentes pertencentes à comunidade de um determinado domínio de gerenciamento.
Uma Operação de gerenciamento é uma entidade de software que implementa as regras estabelecidas no protocolo SNMP.
Podem ler e escrever em variáveis da MIB de cada Agente;
Podem armazenar informações de gerenciamento recuperadas junto aos Agentes em uma MIB própria e/ou em um Banco de Dados;
Devem implementar processos para execução das requisições de GetRequest, SetRequest e GetNextRequest – PDUs (Protocol Data Units).

Management Information Base - MIB
A MIB da Aplicação Gerente, quando existir, conterá a “relação mestre” para as MIBs de todos os Agentes pertencentes à comunidade de gerenciamento.

Banco de Dados - BD
É constituído por um conjunto de variáveis de interesse, que compreendem todos os nomes, configurações, topologia e dados de auditoria dos dispositivos gerenciados.
Obs.:
Deve ser do tipo relacional e de preferência, ser SQL.

Aplicações de Gerenciamento
São programas que transformam os dados SNMP em informações usadas pelos usuários da Aplicação Gerente.
As aplicações de gerenciamento auxiliam no processamento e análise dos dados obtidos via operações de gerenciamento, ou junto ao Banco de Dados.

Interface do usuário
São interfaces não especificadas pelo modelo SNMP que permitem a interação do usuário com o Sistema de Gerenciamento:
  • Comandos de Gerenciamento (I/O);
  • Visualização de mensagens (traps);
Interfaces do tipo GUI (Graphic User Interface) permitem:
  • Apresentação de estatísticas de desempenho;
  • Resumos de contabilização;
  • Relatório de falhas;
  • Inventários de configuração;
  • Formulários para criação de queries e mapas da topologia de rede.

Agente
Software específico presente nos dispositivos gerenciados, cuja função principal é o atendimento das requisições enviadas pelo gerente e o envio automático de informações ao gerente, indicando a ocorrência de um evento previamente programado.

Aplicação Agente
É definida como uma Entidade junto a um dispositivo de rede. A aplicação Agente utiliza os protocolos de rede e o protocolo SNMP para se comunicar via interconexão de rede com uma Aplicação Gerente.

Componentes chaves:
  • O Agente
  • A MIB do Agente
O Agente:
Todo sistema gerenciado por SNMP deverá conter uma entidade Agente rodando em background.
Pode suportar mais que um protocolo de transporte. Porém, o UDP foi o protocolo da Pilha TCP/IP escolhido por possibilitar a interoperação entre qualquer Gerente e Agente.

A MIB do Agente:
A MIB é uma coleção de variáveis de interesse, seus valores dependem das funcionalidades do dispositivo e de quais recursos ou serviços o agente deverá gerenciar.

Referências:
Pessoal o material usado como base para a criação destes textos, veio de amigos, listas de distribuição e pesquisas na internet, portanto não possuo referências sobre os mesmos, mas se você identificar algum material de sua autoria, por favor entre em contato que os devidos créditos serão atribuídos.

Conceitos de Gerência de Redes - Introdução

Gerenciamento de Redes
Compreende o Monitoramento e o Controle automatizado dos dispositivos (hardware e software) e ferramentas, que além de suas funções principais, pode agregar funcionalidades de gerenciamento desde que o profissional que atua com estas ferramentas e dispositivos esteja capacitado para tal.
Quando falamos de gerenciamento de redes devemos primeiro estabelecer o que será gerenciado e o que se espera como resultado desse gerenciamento.
Somente assim poderemos selecionar uma  ferramenta adequada, seja de detecção de falhas, de estatísticas ou de análise de pacotes, mas que atenda as necessidades.

Ciclo de Gerenciamento
Coleta da dados:
Monitoramento automático dos recursos.

Diagnóstico:
Tratamento e análise dos dados.

Ação:
Controle sobre os recursos gerenciados para corrigir o problema.


Perfil do Gerente de Redes
O perfil do gerente de redes está relacionado ao tamanho e a estrutura da rede, mas alguns pontos são essenciais, como conhecer detalhadamente os protocolos envolvidos na arquitetura de rede, conhecer a arquitetura de hardware da rede, estar “sempre atualizado”, tomar ações para evitar perda de performance e reduzir o downtime.

Definindo o Ambiente
A delimitação do ambiente a ser gerenciado pode ser definida utilizando-se de algumas diretivas:
Inventário total dos dispositivos de rede (Hardware e Software);
Mapeamento lógico dos dispositivos de  rede (Layout Lógico e Físico da Topologia).

Inventário da Rede
Algumas informações são extremamente necessárias para o gerenciamento:
Identificação do fabricante e fornecedor;
Assinalamento dos dispositivos que suportam funcionalidades de gerenciamento;
Identificação da arquitetura da rede e do modelo de gerenciamento suportado;
Documentação das informações apuradas de forma textual-gráfica e em mídia impressa e digital.

Mapeamento da Rede
O mapeamento da rede deve ser feito destacando-se os dispositivos que desempenham funções de interconexão ou prestam serviços (Servidores), cujo tempo de inatividade, inviabilizará os processos de comunicação, produção e obtenção de  informações via rede, acarretando em prejuízos financeiros ou operacionais para a empresa.

Resultados Esperados
Visualização Gráfica da Rede (Topologia);
Emissão de Alarmes (Erros e Falhas);
Dados sobre utilização de Banda, CPU, Memória, Processos, etc;
Envio de alertas (E-mail, SMS, etc) relatando falhas.

Relatórios
Estatísticas de carga da rede;
Inventário;
Gráficos (% de utilização da banda por exemplo);
Uptime e Downtime (SLI).

Referências:
Pessoal o material usado como base para a criação destes textos, veio de amigos, listas de distribuição e pesquisas na internet, portanto não possuo referências sobre os mesmos, mas se você identificar algum material de sua autoria, por favor entre em contato que os devidos créditos serão atribuídos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conceitos de Gerência de Redes - Visão Geral

Este é o primeiro de uma série de posts que farei abordando o assunto Gerência de Redes, começo com esse post que é uma visão geral sobre o tema e os profissionais envolvidos.
Nos próximos posts serão abordados assuntos como Modelos de Gerência de Redes, Modelo de Gerência SNMP, Protocolo SNMP, etc.


O que é Gerência de Redes?
É um conjunto de ferramentas, procedimentos, técnicas e políticas usadas para manter a eficiência e o funcionamento de uma rede de computadores. Independentemente de seu tamanho.
A gerência pode ser integrada através de ferramentas que cooperam entre si, aplicando políticas homogêneas em um ambiente heterogêneo;

Quais os objetivos de Gerência de redes?
Monitorar e manter o funcionamento da rede;
Coletar informações sobre os diversos dispositivos;
Gerar informações sobre a qualidade dos equipamentos e dos links;
Gerar informações para revisar o projeto de rede e sua arquitetura;
Gerar informações para previsões de possíveis falhas (gerenciamento pré-ativo);
Justificar os investimentos em equipamentos e links de maior vazão.

Por quê gerenciar uma rede?
Controlar o desempenho da rede;
Registrar a ocorrência de eventos;
Garantir a segurança da rede;
Contabilizar os recursos disponíveis e indisponíveis da rede;
Detectar, diagnosticar e prevenir possíveis falhas;
Prever o crescimento organizado da rede;
Minimizar os impactos gerados pela diversidade de plataformas.

O que gerenciar?
Elementos ativos:
Hubs, Switches, Roteadores, etc;

Servidores:
DNS, SMTP, POP, HTTP, Banco de Dados, Arquivos, etc;

Clientes:
Softwares instalados, Controle de usuários, Controle de acesso, Etc.

Para que gerenciar?
Dominar a complexidade da rede, como sua dimensão, diversidade de serviços, etc;
Melhorar a qualidade dos serviços, mantendo-os sempre eficientes, sem “gargalos”, etc;
Reduzir o tempo de down-time;
Reduzir custos.

Como Gerenciar?
Monitorar a operação dos equipamentos e serviços;
Utilizando ferramentas (softwares) para a automatização dos processos;
Utilizando padrões de gerência;
Construindo um modelo hierárquico.

Conceitos e Competências
Analisar os serviços e funções de sistemas operacionais, utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos, segurança e outras;
Avaliar e especificar as necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários;
Compreender as arquiteturas de redes;
Conhecer as principais áreas de gerenciamento de uma rede de computadores (falhas – fault management, desempenho – performance management, configuração – configuration management, contabilização – accounting management e segurança – security management);
Conhecer serviços e funções de servidores de rede;
Conhecer técnicas de trabalho em grupo;
Controlar o tráfego de dados na rede;
Descrever características técnicas de equipamentos e componentes de acordo com parâmetros de custo e benefícios, atendendo às necessidades do usuário;
Descrever componentes de redes de computadores;
Desenvolver os serviços de administração do sistema operacional de rede e protocolos de comunicação de dados;
Gerenciar segurança e contabilização dos serviços da rede;
Identificar e informar as necessidades dos usuários em relação à segurança da rede conforme as políticas de acesso do ambiente em uso;
Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário.

Habilidades
Aplicar as técnicas de trabalho realizadas em grupo;
Descrever as necessidades do usuário entre os recursos da rede;
Descrever configurações para software de rede;
Efetuar configurações nos softwares aplicativos;
Efetuar o gerenciamento da rede;
Elaborar pesquisas (e não buscas) na rede mundial de informações – Internet;
Executar ações de suporte técnico;
Fazer levantamento de informações de tráfego;
Utilizar adequadamente os principais softwares aplicativos na resolução de problemas;
Instalar e configurar protocolos e software de rede;
Manter ética profissional;
Orientar os usuários quanto ao uso dos recursos da rede;
Realizar pesquisa de novas tecnologias no mercado;
Redigir relatórios;
Utilizar os recursos oferecidos pela rede atendendo às especificações e necessidades dos usuários.

Profissionais Envolvidos no Gerênciamento de Redes
Dependendo do tamanho e complexidade da rede a ser gerenciada, as funções abaixo podem ser executadas por uma única pessoa, ou por uma equipe para cada uma das funções.

Gerente de Redes:
O gerente de redes é responsável por monitorar e manter o funcionamento da rede (hardware e software);
O gerente de redes precisa garantir que a rede escolhida possa oferecer operações ininterruptas. Nos dias de hoje se a rede parar, o negócio também para.
Ao mesmo tempo que o gerente de redes é pressionado a oferecer esses níveis de serviço, ele é obrigado a trabalhar dentro dos limites do orçamento e com recursos limitados.

Administrador de Redes:
O Administrador de redes é responsável por desenvolver, implantar e dar manutenção a hardware e software básico utilizados no desenvolvimento de aplicações e serviços de rede e aos recursos computacionais ligados à esta rede.
No aspecto pessoal, o profissional deve ser dinâmico e ter interesse em buscar alternativas técnicas e gerenciais através de auto-dedicação.

Gerente de Sistemas:
O Gerenciamento de sistemas compreende monitorar e manter dispositivos individuais como softwares, backups, no-breaks, usuários, etc.
Deve negociar entre as diversas áreas das empresas para propor soluções, obviamente menos impactantes em estrutura e financeira, que possa suprir todas as necessidades solicitadas, não interferindo no processo normal de cada área e sim melhorando-os.

Gerente de TI:
O gerente de TI deve se preocupar em estabelecer para a sua equipe uma visão geral do processo de gerência, planejar, conhecer as prioridades do negócio, ter bom relacionamento com todos, ser organizado, responsável e, principalmente, que saiba atender, com agilidade, os requisitos de custos, prazos, qualidade e especificações estabelecidas pelas empresas.
Para um profissional bem sucedido obter essas características é necessário que, além do seu esforço, busque treinamentos adequados, que o qualifique conforme às exigências atuais.
Deve estar adequado as tecnologias do momento e sempre aberto às novas tecnologias e tendências.
Deve ter domínio completo de tudo o que trafega na empresa e sempre estar pronto para reconstruir processos quando necessário.
Estar bem representado por uma equipe capacitada e com bom ânimo.
Geralmente sabe mais da empresa que o próprio proprietário.

Referências:
Pessoal o material usado como base para a criação destes textos, veio de amigos, listas de distribuição e pesquisas na internet, portanto não possuo referências sobre os mesmos, mas se você identificar algum material de sua autoria, por favor entre em contato que os devidos créditos serão atribuídos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Comprei o Wii Balance Board / Minha grata surpresa em conhecer a infoTECGAMES

Ah muito tempo venho namorando o acessório Wii Balance Board, toda vez que via em alguma loja, eu entrava para perguntar o preço e as condições de pagamento, a resposta era quase sempre a mesma R$ 600,00, variando a forma de pagamento, cheguei a achar em 10x no cartão de crédito, e estava animado, mas R$ 600,00??? Ficar 10 meses pagando???!!

Então resolvi procurar no BuscaPé:
De R$ 369,99 a R$ 711,55, sendo que o valor de R$ 369,99 é de uma loja que não tinha nenhuma avaliação, a segunda melhor opção era R$ 389,41 avaliado por 7 pessoas como recomendado, com vários comentários positivos sobre a loja, sim estou falando da infoTECGAMES.

Quando cheguei no site da loja, vi alguns detalhes interessantes, o preço do produto é R$ 409,90 ou 12x de R$ 43,27 (R$519,24), MAS pagando à vista em depósito bancário, o preço é o anunciado de R$ 389,41 + O valor do frete (R$ 23,50 - Sedex).

Precauções:
Verifiquei endereço físico da loja, opção de retirar no balcão, procurei por reclamações, liguei na loja me fazendo de bobo, perguntando como funcionava o depósito, para que e-mail eu tinha que mandar o comprovante, essa coisas, fiz depósito identificado com meu CPF como depositante (Bradesco).

Fiz o depósito na sexta-feira por volta de 10:05, quando foi por volta de 17:00 colocaram nos correios, na segunda-feira por volta de 13:00 o produto estava na minha mão.

A embalagem veio lacrada, produto com origem americana (Made in USA), a caixa amassou no transporte, mas só isso, de resto perfeito, produto com manual, jogo que acompanha o acessório (Wii Fit Plus) e pilhas.

Enfim, loja recomenda!!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Comprando Acessórios de Wii na DealExtreme

No meu post anterior dei todas as dicas para quem quer comprar na DealExtreme (DX), mas não sei se vocês sabem que ela tem uma seção dedicada a vídeogames, e dentro dessa seção tem uma série de sub-seções dedicadas a vários consoles, incluindo Nintendo Wii.

Mas o que tem nessa seção?
Tudo o que você imaginar! Desde acessórios clássicos como MotionPlus ($ 11,97), Wii Remote com Wii Nunchuck ($ 18,50), Classic Controller GameCube ($ 8,19).
Passando por peças de reposição como Sensor Bar ($ 5,07), Fonte de Energia 100~240V ($ 10,18), Case (Carcaça) de Wii ($ 16,11).
E claro todo tipo de acessório como Chave de Fenda ($ 1,37), Cabo de Vídeo Componente ($ 6,45), Card de Memória 16MB ($ 4,53), Wasabi Mod Chip ($ 23,38), Tapete de Dança ($ 25,50).

Vale a pena comprar esses produtos?
Realmente tem muita coisa interessante de Wii que dá vontade de comprar na DX, mas é preciso ter calma nessa hora, se for um acessório de plástico, pode comprar mais ou menos sem problemas. Por que mais ou menos????
Porque a qualidade do plástico pode ou não ser boa, você não está vendo o produto, se for um extensor do controle como raquete, taco de tenis, etc, tem que ver se o encaixe com o controle fica firme, mas nada de tão grave.
Agora se for um produto eletrônico a situação pode ser mais complicada, como já citado, o produto pode vir com defeito, ou sofrer avarias no transporte, a qualidade de produtos genéricos não se compara aos originais Wii, nem os vendidos no Brasil!!! Pegue uma guitarra do Rock Band por exemplo e coloca do lado de um Leadership, depois jogue com as duas e me conte!!!
Vou dar um exemplo que nos faz pensar se vale a pena comprar ou não.... Já adianto, que eu acho que não...

Wii Fit Balance Board:
Preço Médio R$ 600,00, cheguei a achar por R$ 400,00 à vista ou R$ 450,00 em 6 X no cartão.
Preço no DX US$ 102,68 que convertendo vai dar uns R$ 200,00, se a Receita te pegar, mais 60%, ou seja, vai para R$ 320,00 por um produto não original, pago à vista. Eu sei que a chance da Receita pegar é bem pequena, mas ela existe.
Digamos que você teve sorte e a receita não te pegou, ótimo você pagou por um produto não original 50% do valor de um produto original. Você acha que a durabilidade e vida útil vai ser a mesma?

Alguns exemplos de produtos que valem a pena:
Eu comprei dois acessórios por conta e risco: O Wii Whell (Volante) em torno de R$ 30,00 no Brasil, paguei $ 5,26 e a Zapper (Pistola) no Brasil só vende junto com o Jogo, em torno de R$ 90,00, no Mercado Livre você encontra só a pistola por algo em torno de R$ 30,00, paguei $ 9,74. A qualidade do plástico me surpreendeu, e o encaixe do controle é perfeito, estou muito satisfeito, aliás tenho 2 de cada he h eh e.
Bateria de 3600mAh, no submarino é da marca Neo (R$ 37,90), procure no DX, é o mesmo produto, por $ 5,49, e por que vale a pena? Porque eu comprei o "original" da Neo, e é uma porcaria, é uma pilha recarregável num suporte de plástico que encaixa no controle, nada mais....
Cooler de Refrigeração, no Submarino R$ 41,90, na DX $ 9,07;
Capa de Silicone, da simples, nem se compara a original, no Submarino R$ 29,90, na DX $ 1,99.

Conclusão:
Como tudo na vida, é preciso ter bom senso, antes de comprar um produto na DX, veja se vale realmente a pena, se for eletrônico pense duas vezes, se for de plástico não espere muito da qualidade do plástico, se vier um plástico bom, você tá no lucro, se vier uma porcaria já era esperado.

Vale a pena comprar na DealExtreme?

Para quem não conhece, a DealExtreme é o paraiso dos Geeks, Nerds e aficcionados por Gadgets, acessórios e porcarias em geral, os produtos vem direto da China a preços bem interessantes e com Frete Grátis!

Me perguntam se vale a pena comprar lá???
Amigo, leia a frase acima novamente, você viu a parte que diz "porcarias em geral"???
Se você acha que vale a pena comprar produtos da China, como aqueles vendidos em Camelôs e Lojinhas de 1,99, então sim vale a pena!!!

Mas porque um mundo de Nerds, Geeks e fãs de tecnologia do mundo todo iriam querer produtos de Lojinhas de 1,99???
Essa é a diferença da DealExtreme, eles vendem coisas inacreditáveis, coisas que você só encontra na DealExtreme, além do site ser excelente, os produtos são classificados em categorias, sugestões de produtos da mesma linha são oferecidos, eu te garanto que se você ficar 5 minutos fuçando no site vai se apaixonar.

Como eu faço para pagar?
Você faz o pagamento via PayPal, o que torna tudo muito mais seguro e simples.

Os produtos chegam mesmo ao Brasil? Quanto tempo demora? Tenho que pagar alguma taxa (Imposto)? Acontece do Produto vir com Defeito?
Sim, os produtos realmente chegam ao Brasil.
O tempo de entrega faz parte da diversão de comprar na DealExtreme, pode variar de 15 dias a 2 meses, depende da demanda deles, se vai chegar de avião ou de barco, da liberação da alfandega, etc. Mas eles te dão um código que você pode rastrear o produto e saber onde ele está, quando ele chegar no Brasil um novo código será gerado e você pode rastrear o produto pelo site dos correios.
A questão das taxas depende muito do tipo de produto que você compra e de como está a fiscalização no dia em que o seu produto chegar ao Brasil, a DealExtreme envia ao Brasil com frete grátis, mas se a receita federal te pegar, vão apreender o produto e te mandar uma boleto com uma taxa de 60% do valor, pagando o boleto o produto será liberado.
Se a sua compra for inferior a US$ 50,00 dificilmente será taxada. E como os produtos da DealExtreme são muito baratos, ou não encontrados no Brasil, vale a pena comprar mesmo pagando a taxa.
Infelizmente acontece sim do produto vir com defeito e/ou sofrer alguma avaria durante o transporte da China até o Brasil.
Se isso acontecer basta entrar no site e abrir um chamado (em inglês), os atendentes são extremamente educados e respondem todos os chamados, as perguntas geralmente são respondidas em 24 horas e o produto é reenviado ou trocado.

Espero que gostem da dica e que comprem muitas coisas na DealExtreme.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Eu amo café!!

Eu já disse para vocês que eu amo café??? Não... Pois então vou dizer agora, eu amo café, eu simplesmente não recuso uma xicara de café... Eu não consigo ficar sem beber café...

Mas isso é apenas uma introdução para falar do café mais caro do mundo, o Kopi Luwak ou Café Civeta, não sei se você é fresco com comida e/ou bebida, mas eu não sou, e nesse caso com certeza aceitaria provar esse aroma exótico.

Kopi Luwak ou Café Civeta é um café produzido com grãos de café extraídos das fezes do civeta. Este processo de coleta de grãos em fezes de civeta acontece na Indonésia e nas Filipinas (onde o produto é chamado de Kape Alamid). No Vietnã existe um tipo similar de café, chamado weasel coffee, que possui grãos que foram defecados por doninhas.

O civeta seleciona os grãos antes de ingeri-los, mas apenas a polpa é digerida, e a semente passa intacta pelo sistema digestivo do animal. Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas do animal tornam-se os responsáveis pela diferença de qualidade do café industrializado.

Kopi é uma palavra indonésia para "café", enquanto luwak é o nome local da civeta. A produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) é o motivo de sua raridade e consequentemente seu alto preço (cerca de mil dólares o quilo do grão), sendo considerado o mais caro café do mundo. É vendido principalmente para o Japão, na Europa e nos Estados Unidos. Uma xícara de café preparado com Kopi Luwak pode custar 50 libras esterlinas no Reino Unido. Seu sabor é descrito como "uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns".
Fonte: Wikipedia

Agora que você já sabe o que é o Kopi Luwak, veja algumas fotos:





















Fonte Imagens: LOL, HEHEHE

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Professor Homenageado

Ontem (25/08/2010) foi a colação de grau da 4ª Turma de Redes de Computadores da Faculdade Policamp, e eu tive a grata surpresa e o prazer de ser escolhido o Professor Homenageado da turma.

Geralmente o discurso é feito pelo paraninfo, mas devido a um compromisso profissional do Prof. Amarildo Mattos, o mesmo não pode compor a banca, recaindo sobre mim a responsabilidade do discurso.

Abaixo reproduzo o texto que foi lido aos formandos e enviado posteriormente por e-mail, para que eles pudessem ler com calma e refletir na mesagem.

Diretores, Professores, Colegas de Mesa e demais autoridades presentes. Caros Formandos, Familiares e Membros da Faculdade, boa noite.

Fiquei pensando em como começar esse discurso, em como me dirigir a vocês formandos, pensei em chama-los de alunos, mas vocês não são mais meus alunos, pensei em chama-los de colegas de profissão, mas somos muito íntimos para esse tipo de formalidade, então uma palavra me veio a mente, BOA NOITE VENCEDORES!!!

Me sinto muito honrado na condição de professor homenageado, foi uma grata surpresa receber essa notícia.

Nestas breves palavras gostaria de falar também em nome do Paraninfo da turma, Professor Amarildo, e como representante dos professores da Instituição.

Como é de conhecimento dos formandos ingressei na Policamp como professor de dois módulos do Curso de Pós Graduação, e em seguida fui convidado pelo Coordenador do Curso de Tecnólogo em Redes, Prof. Carlos Viviani para ministrar as matérias de Gerência de Redes e Gerência de Redes II para os ilustres formandos dessa noite.

Nesse período que estou na instituição fiquei surpreso com o comprometimento dos funcionários, em todos os níveis, com a formação dos alunos. A Policamp é uma instituição Jovem, tem apenas 5 anos de vida, mas com grandes conquistas, os formandos de hoje fazem parte do curso de redes que tem a decima terceira posição no país, e que na nossa região superou entidades tradicionais de ensino.

Hoje estamos todos em trajes de gala, elegantes, perfumados, cabelo penteado... E agora, ao olhar para vocês vejo a glória dos vencedores, mas sem perder a recordação dos guerreiros com quem partilhei dois semestres de aulas, guerreiros que chegavam na minha aula cansados depois de um dia de trabalho, suados, despenteados, com sono, com fome, mas com a convicção de que uma ova batalha iniciaria naquele momento, a batalha da busca pelo conhecimento.

Estivemos juntos nos dois últimos semestres, e principalmente o último semestre, aquele em que todos os conhecimentos são postos a prova, aquele que parece que não vai ter fim tamanha a demanda de obrigações.

Hoje a vocês vencedores eu queria deixar 3 palavras:
Objetivo, Ética e Amor

Acredito que todos se lembram de uma ilustração que usei, presente no Livro Alice no Pais das Maravilhas, em que o gato pergunta onde Alice quer chegar e ela diz que não sabe, que está perdida, o gato então responde:
"Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve."

Vencedores, tenham em mente onde vocês querem chegar, qual é o objetivo em todas as áreas de sua vida, em todos os momentos das suas vidas.

Ética, tão bonito na teoria, tão raro na prática, não existe uma mulher meio grávida, também não existe uma pessoa meio ética, a ética é binária, ou você é ético ou você não é, e neste mundo de capitalismo selvagem e desenfreado, neste mundo onde vale tudo, não é fácil manter a ética, mas quem disse que a vida é fácil?

Não espere nada dos outros, não espere que alguém faça algo, faça você pelos outros, faça você algo diferente, Vencedores sejam a diferença neste mundo.

Vocês sabem a diferença entre amor e paixão? Paixão é avassaladora, é intensa, é louca, é PASSAGEIRA!

Amor é sereno, é constante é para a vida toda, é assim que desejo encontrar vocês daqui a 10, 20, 30 ou 40 anos... Amando, amando o que fazem mesmo depois de 40 anos, amando a área que escolheram se dedicar, amando o fato de que nesta área a cada dia precisamos nos renovar.

Vencedores é agora...

Agora é hora de nos despedirmos...

É hora de vocês assumirem suas responsabilidades como PROFISSIONAIS!

Mostrem a essa sociedade a força que vocês tem, o caráter, a ética, deixem suas marcas gravadas por onde passarem, da mesma maneira que me marcaram.

Que Deus abençoe vocês!

As fotos podem ser vistas aqui.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Destravando Nintendo Wii via Software

ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!!

Pessoal eu VENDI meu videogame e portanto esse post NÃO SERÁ MAIS ATUALIZADO, o material continua aqui como fonte histórica, mas NÃO RESPONDEREI MAIS DÚVIDAS, isso se deve pelo fato de ter sido lançado o sucessor do Wii e porque não tenho mais o meu videogame para testar e responder as dúvidas.

ESSE TUTORIAL NÃO É VÁLIDO PARA WII U! 

06/06/2013 - Fim destes post!


ATUALIZAÇÃO:
Novo Método para os Wii com System Menu 4.3:
 

Introdução:
Você já decidiu que seu console vai ser um Nintendo Wii, já conhece os acessórios, agora vem as perguntas finais, comprar um console original ou destravado? Se optar por um console destravado, escolho destravado por Software ou por Hardware?

Destravamento por Hardware:
O destravamento por hardware é aquele em que seu console vai ser aberto e uma nova placa será introduzida dentro dele, essa placa pode ser soldada ou encaixada (desbloqueios mais modernos) dentro do seu console.

Destravamento por Software:
O destravamento por software é aquele em que novos softwares serão instalados no seu console, o carregamento dos jogos será feito através destes softwares, ao invés da opção padrão, estes softwares são chamados de Loaders. Para que um loader funcione uma série de outros softwares precisam ser instalados, por isso sugiro a leitura do artigo IOS, cIOS, WADs… – Definições, Respostas e Informações da Games Fever.

Compro Destravado ou Faço o procedimento por conta própria?
Indepedente da sua escolha, destravamento por Hardware ou por Software, você pode optar por comprar um console destravado ou comprar um console original (Wii Virgem) e realizar o procedimento de destrava você mesmo.
Essa é uma decisão muito pessoal, que envolve vários aspectos como o quanto você é familiarizado com computadores e procedimentos de instalação e configurações avançadas de software, eletrônica no caso de optar pelo destravamento por hardware, se você gosta de aprender coisas novas, se você tem o espirito Hacker, etc.
Mas você precisa ter algo em mente: Destravamentos não são eternos, a Nintendo está sempre lançando títulos com novas travas na intenção de coibir a pirataria, por isso se optar por pagar para alguém realizar o destravamento pode em determinado momento não conseguir jogar algum(s) título(s), ou ter que pagar novamente por uma atualização no desbloqueio.

Vantagens e Desvantagens do Destravamento:
Original Vs Destravado:
A grande vantagem em destravar o console, é o fato de poder jogar Backups (Cópias dos jogos originais). Infelizmente no Brasil a nossa realidade é complicada, com os baixos salários e altos impostos, fica muito difícil pagar em média de R$ 100,00 a R$ 300,00 de um título original, por isso, ao invés de realizar Backup dos jogos originais para mante-los conservados, o que a maioria faz é comprar jogos piratas.
Outra vantagem do desbloqueio, é o fato de permitir a instalação de novos aplicativos no console, podendo usar o console para outros fins como assistir filmes, ouvir músicas, navegar na internet, usar como despertador, servidor web, servidor ftp, traçar rotas em mapas on-line, etc. Veja uma lista de aplicações aqui (Em Inglês).
A desvantagem é o fato de precisarmos realizar os procedimentos de desbloqueio e atualizações no console.

Destravamento por Hardware:
Sinceramente não vejo vantagem nenhuma em realizar o destravamento por hardware, acredito que os atuais destravamento por software atendem a todas as necessidades.
A desvantagem é óbvia, seu console precisa ser aberto, e portanto você perde a garantia do fabricante, se você comprar o console destravado, a maioria das lojas vai oferecer uma garantia própria, geralmente de 3 meses.

Destravamento por Software:
A desvantagem do destravamento por software está no fato de que várias etapas precisam ser realizadas para o destravamento, e eventuais atualizações podem ser necessárias.
A grande vantagem está na opção de rodar títulos Backup, instalar softwares para que o console desempenhe novas funções, e principalmente porque a garantia de fabricação não será perdida, muito útil para a maioria dos brasileiros que compram seus consoles parcelados em 10x, 12 x.

Considerações finais:
Antes de realizar o destravamento leia, leia e leia, entenda bem os tutoriais antes de executá-los, se encontrar algum termo que não sabe o que é, procure saber primeiro do que se trata antes de continuar, se não entender alguma parte PARE, é bem melhor que escolher a opção errada.
Muito cuidado com a energia, os procedimentos são bem rápidos (cada etapa individual), mas se a energia acabar no meio de um procedimento as chances de erro são bem grandes.

ATENÇÃO: Procedimentos incorretos podem causar o Brick (Brickar o console), achou o termo engraçado? Lembrou da música do Pink Floyd (Another brick in the wall)? Pois é exatamente isso, seu console vira um tijolo, ou quase um tijolo (semi-brick), alguns bricks são reversíveis, outros não.
As chances de causar um brick no destravamento por software são praticamente nulas, mas me senti na obrigação de fazer o alerta.
Os consoles mais recentes não reproduzem backup de DVD, mesmo depois de destravado, é preciso carregar os jogos pelo Pen Drive ou HD Externo.

Destravando o Nintendo Wii via Software:
Todos os procedimentos abaixo foram realizados no meu console, adquirido no Submarino em 07/06/2010. Todos os tutoriais usados foram produzidos pela Games Fever, antes de realizar os procedimentos verifique no site se não existem tutoriais atualizados.

1º Passo - Descobrindo a versão da Placa-mãe e do Firmware do Wii
Essa informação será muito útil quando você precisar pedir ajuda para alguém. O meu console veio com a Placa LU7327 e Firmware Ver 4.2U.

ATENÇÃO: SE O SEU CONSOLE VEIO COM O FIRMWARE 4.3, SIGA ESTE TUTORIAL DA GAMES FEVER, NADA ABAIXO É VÁLIDO PARA ESSA VERSÃO.

2º Passo - Destravando seu Wii 4.2 e instalando o Homebrew Channel
Ao seguir esse tutorial você irá destravar seu console, fazer backup da configuração original e instalar os softwares necessários para os próximos passos.
Atenção: Para fazer backup do console você vai precisar de um pen drive de 1 GB ou 2GB, menor que isso não cabe o Backup e maior o console original não reconhece.

3º Passo - Instalando a cIOSx rev19
Essas cIOS são pré-requisitos para os próximos passos.
Atenção: Neste momento você já consegue jogar New Super Mario Bros pelo cartão SD.

4º Passo - Instalando as cIOS do Hermes
Essas cIOS são pré-requisitos para os próximos passos.
Essas cIOS são específicas para USBLoader.

5º Passo - Como rodar Monster Hunter Tri via DVD/USB- Tutorial Duplo
Neste ponto o seu console está preparado para rodar jogos via USB pelo uLoader, mas os jogos que fazem uso do Wii Motion Plus ainda não funcionam.

6º Passo - Resolvendo os problemas do Wii Motion Plus
Você vai seguir o tutorial com algumas alterações:
  • Vamos precisar de um backup do Wii Sports Resort, só que no Pen Drive ou HD Externo, pois os novos consoles não reproduzem DVD Backup.
  • NÃO INSTALE a cIOS38-Rev14
  • Ao invés de realizarmos os procedimentos pelo NeoGamma, vamos realizar pelo uLoader que é o USBLoader que reconhece o HD Externo, os procedimentos são basicamente os mesmos:
    Ele tem uma opção de Alternative .dol, aponte para SD;
    Inicie o jogo, assista aos vídeos de instrução e no final ele reinicia e volta pro Wii Menu
    Conecte o Wii Motion Plus no Wii Remote
    Volte no uLoader, entre na opção de Alternative .dol, e escolha delete alternative .dol
Neste ponto o seu console está preparado para rodar jogos que fazem uso no Wii Motion Plus.

Ajustes Finais:
Durante o processo de destravamento, no segundo passo instalamos o NeoGamma R7, este canal pode ser removido do Wii Menu.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Nintendo Wii: Acessórios, Acessórios e Mais Acessórios

Introdução:
Todo console possui acessórios, mas no caso do Nintendo Wii vender acessórios faz parte do negócio, por isso não se empolgue com seu preço baixo em relação aos seus concorrentes Microsoft Xbox e Playstation 3, você verá que com poucos acessórios (essenciais na minha opinião) o valor gasto com o console terá alcançado o valor inicial de seus concorrentes.

Conhecendo os acessórios:
Wii Remote - É o controle principal do console.
Wii Nunchuk - É uma expansão do controle principal, muitos jogos exigem o uso deste controle.
Wii MotionPlus - Expansão que se conecta na parte inferior do Wii Remote aumentando a precisão de movimentos para 1:1, ou seja, o movimento feito com o controle será reproduzido de forma fiel no jogo.
Controle Clássico - Expansão que se conecta ao Wii Remote, contém dois direcionais analógicos e dois botões extras no ombro: o botão ZL e os botões ZR, usados para replicar o botão Z encontrado no controle do Nintendo GameCube.
Wii Zapper - É uma pistola na qual se encaixa o Wii Remote e o Nunchuk lembra a metralhadora Thompson e o rifle Steyr AUG. Muito interessante para quem gosta de jogos de tiro.
Wii Wheel - Acessório em forma de volante no qual se encaixa o Wii Remote, é usado em jogos de corrida.
Wii Speak - É um acessório utilizado como microfone, permite ao jogador conversar outros jogadores em tempo real.
Wii Balance Board - É uma acessório como uma balança com sensores de pressão que permitem que o jogador faça várias atividades físicas, como cabecear bolas virtuais, fazer yoga, praticar esportes, além de ser usado como plataformas em jogos como Ski, Snowboard, Skate, etc.

Além destes acessórios oficiais, existem dezenas de outros feitos por outras empresas, que viram no console uma oportunidade de negócio, desde acessórios úteis como baterias recarregáveis para controles, cabos S-Video, guitarras, pedais de baterias, tapetes de dança, luvas de boxe, controles de avião, etc. Aos mais bizarros possíveis como esses:
Cooking Mother Prop Kit for Wii - São dois suportes onde o controle pode ser encaixado, um em forma de frigideira (do tamanho de uma raquete de ping pong) e um segundo que parece um “canivete suíço” com espumadeira, garfo e faca.
Digital Trauma Center Surgical Kit - No mesmo estilo “canivete suíço” só que usando instrumentos cirúrgicos.
Digital Crossbow for Wii - É uma besta (pronuncia-se bésta) para encaixar o controle, o grande pecado do acessório é que o game que inspirou o mesmo (Link Crossbow Training) já vem com a Wii Zapper.
DreamGear Wii Play Poms - Pompons para as garotas jogarem jogos de Team Leaders (Líder de torcida).
Thrustmaster Glow Sabre Duo Pack e/ou Wii Light Saber - São sabres de luz como as do filme Star Wars para conectar no wii remote. Funciona à pilha e inclui o som característico. Legal né??? Se não fosse o fato do tamanho que seu controle vai ficar...
Gene Simmons AXE Game Controller for Wii - Quem nunca teve vontade de pintar a cara e tocar com uma guitarra em formato de machado como o Gene Simmons do Kiss. É isso que você pode fazer com uma guitarra dessas. A idéia é muito legal, mas a aparência é bizarra.
Kit Leadership Gamer Caça e Pesca 2 em 1 - Arma e Varinha de pescar, novamente a idéia é legal, mas a aparência é bizarra.
Dumbbells - São pesos como aqueles de academia que podem ser acoplados aos controles para dar mais sensação de realismo. Estão aqui na sessão de bizarros, porque se a pessoa não tiver conhecimento suficiente sobre musculação, só irão servir para prejudicar o usuário.

Valores:
Como podem ver abaixo, o valor do console é bem menor que o dos concorrentes, mas se você adquirir o Console mais o "Kit de acessórios essenciais", que te permite ter um conjunto de 2 controles com todas as funções (O Wii aceita até 4 controles ao mesmo tempo), vai chegar no valor inicial dos concorrentes, ou seja, ainda está na vantagem, pois gastou a mesma quantia para ter um console cheio de acessórios. Depois pode partir para os acessórios opcionais de acordo com suas preferências de jogos.

Obs. Esses valores são baseados em compras realizadas em lojas com nota fiscal, se você se aventurar pelo Mercado Livre, Santa Ifigênia e Camêlos em geral conseguira preços bem mais acessíveis.
Obs2. No Site da DealExtreme existe uma seção dedicada a acessórios de Wii. Não aconselho a comprar itens eletrônicos, mas acessórios como a Wii Zapper e o Wii Wheel podem ser boas pedidas.

Referências:
Os bizarros acessórios do Nintendo Wii
Conheça os acessórios de Nintendo Wii

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Entrei para a 7ª Geração de Videogames

Introdução:
Primeiro vamos entedender que história é essa de 7ª geração dos videogames, para isso basta ler a História dos jogos eletrônicos. Os consoles de 7ª geração atualmente são Nintendo Wii, Playstation 3 e Microsoft Xbox 360.

Escolher um destes três consoles não é fácil, cada um tem suas características, vantagens e desvantagens, para isso te dou dois conselhos:
1º - Ouça este podcast da Games Fever.
2º - Jogue todos os 3 consoles, este é o mais importânte, jogue cada um dos videogames e veja com qual se identifica mais.

Principais diferenças entre os consoles:
Cada um dos consoles acima tem suas características, vou resumir as mais importântes aqui:

Xbox 360:
Possui a melhor Live (ambiente para jogar on line);
Alguns títulos exclusivos, mas esse não é seu forte;
Excelente gráfico e jogabilidade;
Pode ser desbloqueado, mas acarreta no banimento da Live;
Grande histórico de problemas, as famosas 3 Red Lights (3 Luzes Vermelhas).

Playstation 3:
Possui Live;
Muitos títulos exclusivos, entre eles a série God of War (Eu amo esse jogo);
O melhor dos gráficos, excelete jogabilidade;
Nao pode ser desbloqueado;
É um leitor de Blu-Ray;
Pequeno histórico de problemas.

Nintendo Wii:

Possui Live, a pior dos 3 consoles;
Muitos títulos exclusivos, entre eles a série Mario, que nos leva a uma nostalgia maravilhosa;
O pior gráfico, esse não é seu forte;
Pode ser desbloqueado, inclusive via software;
Dos 3 é o console que menos apresenta erros, a porcentagem de Consoles Wii com problemas é mínima;
Revolucionou a maneira de se jogar videogame com seus controles exclusivo;

Enquanto os seus concorrentes investiram em melhores gráficos, versões novas de títulos consagrados, melhores efeitos, etc. Mas sendo o mesmo videogame com controle de sempre, a Nintendo criou uma nova maneira de jogar, a interatividade com o jogo é incrível, tanto que os concorrentes estão mostrando versões de seus consoles que imitam a jogabilidade do Nintendo Wii.

Sobre minha escolha:
Joguei muito Xbox na casa do meu brotha Ricardo, e devo dizer que o console é fantástico, mas devido ao histórico de problemas foi o primeiro a ser descartado.

A dúvida entre Playstation 3 e Nintendo Wii permaneceu até o último minuto, o Playstation 3 é um console fantástico, com uma qualidade de gráfico absurda (Coloque em uma TV descente e verá), e poderia jogar God of War (Eu realmente amo esse jogo), teria um leitor de Blu-Ray em casa, e como sou cinéfilo isso faz muito sentido, mas temos o outro lado da moeda, teria que comprar todos os títulos originais, o que significa um investimento considerável, a chance de minha esposa jogar comigo seria praticamente nula, nao tenho muito tempo para ficar jogando on-line e criar vínculos com grupos específicos, que é o que torna jogar on-line interessante, mesmo assim ainda considero uma excelente opção.

Graças ao meu amigo Ludgero pude passar uma tarde inteira jogando Nintendo Wii, testando vários títulos, vendo como os controles e acessórios funcionavam, e me apaixonei pelo Nintendo Wii, a jogabilidade é outra, o gráfico inferior incomoda um pouco, mas é colocado em segundo plano diante da experiencia de jogo que você está tendo.

É muito divertido jogar Nintendo Wii, acho que essa é a melhor definição, e quanto mais pessoas melhor, o console foi feito para jogar em família, a facilidade de uso dos controles, a dinâmica dos jogos, tudo isso contribui para que seu Pai, Tio, Avô, que nunca iriam jogar um Playstation ou Xbox queiram jogar o Nintendo Wii.

Enfim, o fator de desempate foi parar e pensar se eu queria um videogame para eu jogar, ou se eu queria um videogame para jogar com minha esposa, um videogame para chegar em casa e encontrar ela jogando e se divertindo, um videogame para receber os amigos de todas as idades e todos jogarem. E cheguei a conclusão que era esse o console que eu queria.