quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conceitos de Gerência de Redes - Visão Geral

Este é o primeiro de uma série de posts que farei abordando o assunto Gerência de Redes, começo com esse post que é uma visão geral sobre o tema e os profissionais envolvidos.
Nos próximos posts serão abordados assuntos como Modelos de Gerência de Redes, Modelo de Gerência SNMP, Protocolo SNMP, etc.


O que é Gerência de Redes?
É um conjunto de ferramentas, procedimentos, técnicas e políticas usadas para manter a eficiência e o funcionamento de uma rede de computadores. Independentemente de seu tamanho.
A gerência pode ser integrada através de ferramentas que cooperam entre si, aplicando políticas homogêneas em um ambiente heterogêneo;

Quais os objetivos de Gerência de redes?
Monitorar e manter o funcionamento da rede;
Coletar informações sobre os diversos dispositivos;
Gerar informações sobre a qualidade dos equipamentos e dos links;
Gerar informações para revisar o projeto de rede e sua arquitetura;
Gerar informações para previsões de possíveis falhas (gerenciamento pré-ativo);
Justificar os investimentos em equipamentos e links de maior vazão.

Por quê gerenciar uma rede?
Controlar o desempenho da rede;
Registrar a ocorrência de eventos;
Garantir a segurança da rede;
Contabilizar os recursos disponíveis e indisponíveis da rede;
Detectar, diagnosticar e prevenir possíveis falhas;
Prever o crescimento organizado da rede;
Minimizar os impactos gerados pela diversidade de plataformas.

O que gerenciar?
Elementos ativos:
Hubs, Switches, Roteadores, etc;

Servidores:
DNS, SMTP, POP, HTTP, Banco de Dados, Arquivos, etc;

Clientes:
Softwares instalados, Controle de usuários, Controle de acesso, Etc.

Para que gerenciar?
Dominar a complexidade da rede, como sua dimensão, diversidade de serviços, etc;
Melhorar a qualidade dos serviços, mantendo-os sempre eficientes, sem “gargalos”, etc;
Reduzir o tempo de down-time;
Reduzir custos.

Como Gerenciar?
Monitorar a operação dos equipamentos e serviços;
Utilizando ferramentas (softwares) para a automatização dos processos;
Utilizando padrões de gerência;
Construindo um modelo hierárquico.

Conceitos e Competências
Analisar os serviços e funções de sistemas operacionais, utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos, segurança e outras;
Avaliar e especificar as necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários;
Compreender as arquiteturas de redes;
Conhecer as principais áreas de gerenciamento de uma rede de computadores (falhas – fault management, desempenho – performance management, configuração – configuration management, contabilização – accounting management e segurança – security management);
Conhecer serviços e funções de servidores de rede;
Conhecer técnicas de trabalho em grupo;
Controlar o tráfego de dados na rede;
Descrever características técnicas de equipamentos e componentes de acordo com parâmetros de custo e benefícios, atendendo às necessidades do usuário;
Descrever componentes de redes de computadores;
Desenvolver os serviços de administração do sistema operacional de rede e protocolos de comunicação de dados;
Gerenciar segurança e contabilização dos serviços da rede;
Identificar e informar as necessidades dos usuários em relação à segurança da rede conforme as políticas de acesso do ambiente em uso;
Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário.

Habilidades
Aplicar as técnicas de trabalho realizadas em grupo;
Descrever as necessidades do usuário entre os recursos da rede;
Descrever configurações para software de rede;
Efetuar configurações nos softwares aplicativos;
Efetuar o gerenciamento da rede;
Elaborar pesquisas (e não buscas) na rede mundial de informações – Internet;
Executar ações de suporte técnico;
Fazer levantamento de informações de tráfego;
Utilizar adequadamente os principais softwares aplicativos na resolução de problemas;
Instalar e configurar protocolos e software de rede;
Manter ética profissional;
Orientar os usuários quanto ao uso dos recursos da rede;
Realizar pesquisa de novas tecnologias no mercado;
Redigir relatórios;
Utilizar os recursos oferecidos pela rede atendendo às especificações e necessidades dos usuários.

Profissionais Envolvidos no Gerênciamento de Redes
Dependendo do tamanho e complexidade da rede a ser gerenciada, as funções abaixo podem ser executadas por uma única pessoa, ou por uma equipe para cada uma das funções.

Gerente de Redes:
O gerente de redes é responsável por monitorar e manter o funcionamento da rede (hardware e software);
O gerente de redes precisa garantir que a rede escolhida possa oferecer operações ininterruptas. Nos dias de hoje se a rede parar, o negócio também para.
Ao mesmo tempo que o gerente de redes é pressionado a oferecer esses níveis de serviço, ele é obrigado a trabalhar dentro dos limites do orçamento e com recursos limitados.

Administrador de Redes:
O Administrador de redes é responsável por desenvolver, implantar e dar manutenção a hardware e software básico utilizados no desenvolvimento de aplicações e serviços de rede e aos recursos computacionais ligados à esta rede.
No aspecto pessoal, o profissional deve ser dinâmico e ter interesse em buscar alternativas técnicas e gerenciais através de auto-dedicação.

Gerente de Sistemas:
O Gerenciamento de sistemas compreende monitorar e manter dispositivos individuais como softwares, backups, no-breaks, usuários, etc.
Deve negociar entre as diversas áreas das empresas para propor soluções, obviamente menos impactantes em estrutura e financeira, que possa suprir todas as necessidades solicitadas, não interferindo no processo normal de cada área e sim melhorando-os.

Gerente de TI:
O gerente de TI deve se preocupar em estabelecer para a sua equipe uma visão geral do processo de gerência, planejar, conhecer as prioridades do negócio, ter bom relacionamento com todos, ser organizado, responsável e, principalmente, que saiba atender, com agilidade, os requisitos de custos, prazos, qualidade e especificações estabelecidas pelas empresas.
Para um profissional bem sucedido obter essas características é necessário que, além do seu esforço, busque treinamentos adequados, que o qualifique conforme às exigências atuais.
Deve estar adequado as tecnologias do momento e sempre aberto às novas tecnologias e tendências.
Deve ter domínio completo de tudo o que trafega na empresa e sempre estar pronto para reconstruir processos quando necessário.
Estar bem representado por uma equipe capacitada e com bom ânimo.
Geralmente sabe mais da empresa que o próprio proprietário.

Referências:
Pessoal o material usado como base para a criação destes textos, veio de amigos, listas de distribuição e pesquisas na internet, portanto não possuo referências sobre os mesmos, mas se você identificar algum material de sua autoria, por favor entre em contato que os devidos créditos serão atribuídos.

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