domingo, 24 de abril de 2016

1ª Zabbix Conference LatAM - Saiba como foi

Nos dia 15 e 16 tivemos a 1ª Zabbix Conference LatAM, eu gostaria de comentar um pouco sobre o que vi e vivenciei no evento.

O primeiro ponto que gostaria de destacar é o cuidado que a organização do evento teve com os participantes, translado do aeroporto para o hotel, translado para a churrascaria (Welcome Party), translado para Gramado, ou seja, tudo foi pensado para proporcionar conforto aos participantes.

O hotel era excelente, em um bairro de classe alta em Porto Alegre e muito bem localizado, próximo do centro, com parques e shopping a quadras de distância, acesso a transporte (Taxi, Uber e Ônibus) na mesma rua.

O evento seguiu os mesmos padrões da Conferencia Oficial em Riga, Letônia, essa foi a minha impressão, do Adail, do pessoal da Globo.com, que são pessoas que tiveram a oportunidade de ir para lá. Se não atingiu o mesmo nível, eu diria que atingiu mais de 90%, mas em minha opinião estava no mesmo nível.

O evento ocorreu em um auditório retangular, o que permite que todos fiquem próximo do palco principal, as pessoas estavam confortavelmente distribuídas em duplas ou trios, com mesa e cadeira, o que é excelente para quem queria levar o note, fazer anotações, etc. Três telões, filmagem, excelente sistema de som e de ar-condicionado completavam o ambiente.

Além do café da manhã servido pelo hotel, ocorreram os coffee breaks e almoço no mesmo espaço do evento, mesas que comportavam 8 a 10 pessoas permitiam conforto e interação entre os participantes.

A primeira festa foi em uma churrascaria tipicamente gaúcha, com shows tradicionais.

A segunda foi em um Pub em uma badalada rua do bairro, vale a pena destacar a quantidade de comida (inclusa na inscrição), simplesmente não paravam de abastecer a mesa.
 
E a última foi um café colonial em Gramado, pelo que vi das fotos, foi um exagero.

As palestras foram sensacionais, tivemos palestras técnicas, palestras voltadas à gestão e palestras para iniciantes, aliás, isso refletiu bem o público do evento, me surpreendi com a diversidade de participantes, tivemos vários participantes que estão começando com a ferramenta e estavam presentes no evento, o que tornou o evento ainda mais interessante.

Todos os mais de 100 participantes presentes, tiveram oportunidade de interagir entre sí, a própria maneira como o evento é realizado incentiva esse tipo de interação e, esse é um dos principais motivos da limitação do número de inscrições.

O Alexei é uma atração a parte, acho que todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente pela primeira vez sentiram aquele friozinho na barriga, aquela sensação de "CARA É O ALEXEI" *risos*, mas ele é um cara simpático, super simples, eu visitei a Zabbix SIA, interagi um pouco com ele em 2013 (Na conferencia e no Latinoware) e agora novamente no evento, ele anda a pé, come o que você oferecer, ama guaraná, conversa, tira foto, aperta a mão e recebe abraços sem frescura, e o evento reflete isso.

Temos muito que agradecer o Luciano Alves, CIO da Unirede, pelo empenho, foram mais de 4 anos tentando convencer o Alexei de que era viável realizar uma conferencia na América Latina, e claro, a primeira seria no Brasil.

Demorou mas aconteceu e o Alexei foi embora de queixo caido, nós realmente causamos um excelente impressão, uma das últimas perguntas do evento foi se teríamos uma próxima e a resposta foi "Sure". E depois quando chegou a Riga fez um post no Facebook dizendo que era tempo de iniciar uma nova tradição, a conferencial LatAm.

O último ponto que gostaria de destacar são os frutos do evento, a questão do módulo da Unirede para monitoramento de Xen sempre foi algo complicado de se entender, o módulo estava disponível, mas o código fonte não, eles não falavam mais nada sobre isso, e na conferencia o Luciano Alves e o Thiago Melo esclareceram o por que: O módulo foi criado por administradores de rede e não por desenvolvedores, apenas como uma prova de conceito, eles queriam que as pessoas conhecessem mais sobre o uso de módulos e criaram esse módulo para isso, mas eles não tem braço para tocar o desenvolvimento e realizar as alterações necessárias a cada nova versão do Zabbix e/ou Xen, e acharam que as pessoas não tinham na realidade interesse no módulo, a conferencia demonstrou o contrário que as pessoas tinham sim interesse e estavam dispostas a tocar o projeto se o código fosse disponibilizado, então no segundo dia, o módulo foi disponibilizado no Github e hoje todos podem contribuir com seu desenvolvimento, o mesmo ocorreu com os scripts do pessoal da Globo.com, com o projeto Zabbix Security Insights do Alessandro Silva, só para citar os principais, o pessoal realmente teve um gás novo na conferencia, no sentido de usar mais o Share, compartilhar suas soluções e ajudar o produto e a comunidade a se tornarem ainda mais conhecidos.

Espero que quem não conseguiu ir esse ano, não importa o motivo, tenha a oportunidade de ir no próximo ano e vivenciar o que é participar de uma conferencia Zabbix.

Abraços a todos,
André Déo

3 comentários:

Spym4n disse...

Otima análise André. Realmente o evento foi sensacional e o Alexei é uma grande figura, eu imaginava outra coisa. Até o próximo ano!

Ana Paula Albano disse...

Fantastico Deo, alem de ser um encontro com muitos frutos, foi feito numa regiao que eu adoro..certamente estaria em extase se eu estivesse lá..

André Déo disse...

Aninha vamos ano que vem ;-)

Abraços,