segunda-feira, 30 de abril de 2012

Treinamento Oficial de Zabbix na Unirede - Minhas Impressões

De 09 à 13 de Abril de 2012 estive em Porto Alegre realizando o treinamento oficial em Zabbix na Unirede, várias pessoas me pediram para escrever um post sobre o assunto, o treinamento foi o primeiro em português, aberto ao público, já havia acontecido de forma fechada em alguns órgãos que contrataram esse modelo de turma fechada.

Foram 02 módulos:
ZABBIX Certified Specialist - 3 Dias.
ZABBIX for Large Environments - 2 Dias.

Resposta curta: Sim vale a pena fazer o treinamento, você vai aprender muita coisa, mesmo já tendo um bom tempo de vivência com o Zabbix.

Agora vamos a resposta longa, como cheguei nessa conclusão? São vários detalhes que me chamaram a atenção e que fizeram o treinamento valer a pena, vou listando como eles vão surgindo na minha mente, sem um sequencia pré-estabelecida, isto é um blog ;-)

Infra-Estrutura:
Foi alugada uma sala em local excelente no centro de Porto Alegre, uma sala simples, mas eficiente, mesas com um notebook cada uma, com a opção de você poder usar o seu próprio equipamento, o que me agradou de cara, pois podia ficar com a cópia das VMs, realizar anotações e checar meus e-mails de vez em quando, com tranquilidade pois era o MEU note, e eu sei o que tem rodando nele.

Projetor e ar condicionado compatíveis com nossas necessidades, 2 banheiros, água e café o dia todo a disposição. Coffe Break também compatível, apesar de não ter ficado aquela sensação de "nossa tinha uma mesa de 3 metros com 25 opções de salgados, 12 de bebidas e 18 de doces", também não tenho do que reclamar, tinha água, café, suco, doces e salgados, todos muito saborosos. o Coffe era servido de manhã e de tarde.

Material Didático:
Esse é o ponto mais fraco, a "apostila" são os slides que o instrutor utiliza impressos coloridos 4 por folha, mas esse material é fornecido pela ZABBIX SIA, eles apenas traduziram, fica claro para quem frequenta o fórum, mas principalmente para quem faz o treinamento que a ZABBIX SIA é uma empresa focada no produto dela, o Alexei é centralizador, e isso reflete em tudo, para um bom nerd, isso basta como material, mas como alunos esperamos algo melhor, se o livro "Zabbix 1.8 Network Monitoring - Rihards Olups" fosse oferecido junto com o treinamento, acredito que já resolveria o problema.
Acredito que falte ao Alexei uma postura mais Mark Zuckerberg, se ele quer ficar programando, não tem problema, mas contrate pessoas competentes para fazer o resto: Marketing, Parcerias, Material Didático, etc.

Conteúdo do Curso:
Só posso falar do curso que eu fiz, mas vou me arriscar a falar um pouco sobre o que eu imagino que rolou nos outros treinamentos.
Quem tem um pouco de maturidade sabe que marcas, nomes de empresas, tradições e etc, tem seu valor até um certo ponto apenas, o que realmente faz diferença, e faz o sucesso de uma marca, empresa, tradição e etc, são as pessoas, as pessoas fazem a diferença. Eu imagino que nos treinamentos anteriores realizados pelo Alexei e por pessoas da ZABBIX SIA eles mantiveram a linha nerd da empresa, ou seja, o treinamento foi excelente, mas tudo dentro do planejado, mostrando a ferramenta da maneira que ela foi planejada e executada, típico da maior parte do mundo, mas não do Brasil, novamente isso é muito bom em muitas situações, mas não em todas, e se foi assim, acredito que meu treinamento foi melhor.

O brasileiro é conhecido pelo seu "jeitinho", isso tem um lado perjorativo que eu odeio, tento combater e não aceito de maneira alguma. Mas tem o seu lado positivo, o brasileiro é inovador, criativo e mestre em usar algo para um fim totalmente diferente do que o proposto pelo projetista. E isto se aplica à Gerencia de redes também, as normas são importantes, mas entre deixar a rede parada e colocar um hub, ou fazer um "varal", usar um micro que tava jogado como roteador temporário, você pode ter certeza que qualquer profissional no Brasil escolhe a segunda opção, pessoas de outras culturas geralmente não tem essa visão, eles não vão tomar essa iniciative pois ela viola a norma.

Nós vimos tudo que estava previsto no material, e não era pouca coisa, acredito que apenas o primeiro treinamento deveria durar os 5 dias, pois o conteúdo é muito corrido, a quantidade de labs é pequena frente ao conteúdo e alguns assuntos como relatórios, por exemplo, nem fazem parte do conteúdo programático. O segundo treinamento em 2 dias está ótimo.

O Instrutor:
Deixei para falar por último do instrutor, pois como já disse no tópico anterior o que faz a diferença são as pessoas, o Luciano Alves é um cara mega comprometido com o Zabbix e com o trabalho que a Unirede desenvolve, eles são parceiros da ZABBIX SIA, responsáveis pela tradução do Manual em Português, e da área em Português do Fórum oficial, além é claro, dos Treinamentos Oficiais em Português.

A experiência que a Unirede e o Luciano possuem na ferramenta fizeram toda a diferença no treinamento, minhas anotações convertidadas para um arquivo de texto sem formatação, geraram 4 páginas em formato A4.

O comprometimento que o Luciano teve de almoçar TODOS os dias com o pessoal do curso, procurar outras opções para conhecermos vários locais, descer e participar de todos os coffe breaks, nos levar para jantar em uma churrascaria típica, com apresentação de dança típica gaúcha, vai muito além do papel de instrutor ou do representante de uma empresa que só quer vender seu produto.

Além disso ele nunca se recusou a abordar algo que não fazia parte do treinamento oficial, de responder dúvidas, que para muitos eram simples, mostrou vários exemplos de ferramentas e abordagens que eles fazem no Zabbix, discutiu várias idéias de como utilizar o Zabbix para atender demandas de clientes que não foram pensadas pelos desenvolvedores. Como, por exemplo, fornecer ao diretor da empresa uma visão do negócio em camadas, que ajudam na tomada de decisões, e não detalhes técnicos que só interessam ao operador.

Um dos participantes só fez o primeiro treinamento e passou os outros dois dias na Unirede acompanhando o trabalho do pessoal, um amigo e eu fomos visitar a Unirede.

Enfim o Luciano fez toda a diferença no treinamento!

Algumas Fotos do Treinamento:
Galera que fez o treinamento - Foto Oficial

Luciano durante o treinamento

Enéas concentrado no detalhe da foto

Luciano durante o treinamento

Luciano durante o treinamento

Treinamento Especialista Certificado 1º Dia

 
 Luciano durante o treinamento

Como a Unirede classifica os níves de alertas

Treinamento Especialista Certificado 2º Dia

Treinamento Especialista Certificado 3º Dia

Treinamento Zabbix para grandes Ambientes

Unirede

Eu e o Luciano na Unirede

4 comentários:

PCCRUZ disse...

Déo, muito bacana seu comentário, espero ainda fazer este treinamento para me aprofundar mais na ferramenta, seria bacana se a UNIREDE promovesse este treinamento em São Paulo.

Luciano Alves disse...

Oi Deo,

Obrigado pelas criticas positivas. De fato a abordagem eh direcionada para o uso dessa excelente plataforma na 'vida real'. E garanto que a maior satisfacao eh perceber que o pessoal sai do treinamento com a cabeca fervilhando e tenta aplicar o que foi visto no seu ambiente.

Sobre o treinamento fora de POA: temos uma turma para Junho no RJO e provavelmente uma irah ocorrer em SPO ainda esse ano.

Hernandes Martins disse...

Déo,

Sensacional, gostaria de ter participado mas não foi possível por motivos financeiros, pelos comentários me motiva muito mais a fazer o treinamento e entender melhor. Espero poder participar do treinamento aqui em São Paulo.

Parabéns

Abraços

Unknown disse...

Déo, bom dia parabéns pela nota que você postou, você teria o e-mail do Luciano, estamos querendo um treinamento dessa ferramenta. E pelas informações que passou ficamos interessados. Desde já obrigado segue meu contato: claudio.silva@itfuture.com.br

Abs