segunda-feira, 21 de junho de 2010

Nintendo Wii: Acessórios, Acessórios e Mais Acessórios

Introdução:
Todo console possui acessórios, mas no caso do Nintendo Wii vender acessórios faz parte do negócio, por isso não se empolgue com seu preço baixo em relação aos seus concorrentes Microsoft Xbox e Playstation 3, você verá que com poucos acessórios (essenciais na minha opinião) o valor gasto com o console terá alcançado o valor inicial de seus concorrentes.

Conhecendo os acessórios:
Wii Remote - É o controle principal do console.
Wii Nunchuk - É uma expansão do controle principal, muitos jogos exigem o uso deste controle.
Wii MotionPlus - Expansão que se conecta na parte inferior do Wii Remote aumentando a precisão de movimentos para 1:1, ou seja, o movimento feito com o controle será reproduzido de forma fiel no jogo.
Controle Clássico - Expansão que se conecta ao Wii Remote, contém dois direcionais analógicos e dois botões extras no ombro: o botão ZL e os botões ZR, usados para replicar o botão Z encontrado no controle do Nintendo GameCube.
Wii Zapper - É uma pistola na qual se encaixa o Wii Remote e o Nunchuk lembra a metralhadora Thompson e o rifle Steyr AUG. Muito interessante para quem gosta de jogos de tiro.
Wii Wheel - Acessório em forma de volante no qual se encaixa o Wii Remote, é usado em jogos de corrida.
Wii Speak - É um acessório utilizado como microfone, permite ao jogador conversar outros jogadores em tempo real.
Wii Balance Board - É uma acessório como uma balança com sensores de pressão que permitem que o jogador faça várias atividades físicas, como cabecear bolas virtuais, fazer yoga, praticar esportes, além de ser usado como plataformas em jogos como Ski, Snowboard, Skate, etc.

Além destes acessórios oficiais, existem dezenas de outros feitos por outras empresas, que viram no console uma oportunidade de negócio, desde acessórios úteis como baterias recarregáveis para controles, cabos S-Video, guitarras, pedais de baterias, tapetes de dança, luvas de boxe, controles de avião, etc. Aos mais bizarros possíveis como esses:
Cooking Mother Prop Kit for Wii - São dois suportes onde o controle pode ser encaixado, um em forma de frigideira (do tamanho de uma raquete de ping pong) e um segundo que parece um “canivete suíço” com espumadeira, garfo e faca.
Digital Trauma Center Surgical Kit - No mesmo estilo “canivete suíço” só que usando instrumentos cirúrgicos.
Digital Crossbow for Wii - É uma besta (pronuncia-se bésta) para encaixar o controle, o grande pecado do acessório é que o game que inspirou o mesmo (Link Crossbow Training) já vem com a Wii Zapper.
DreamGear Wii Play Poms - Pompons para as garotas jogarem jogos de Team Leaders (Líder de torcida).
Thrustmaster Glow Sabre Duo Pack e/ou Wii Light Saber - São sabres de luz como as do filme Star Wars para conectar no wii remote. Funciona à pilha e inclui o som característico. Legal né??? Se não fosse o fato do tamanho que seu controle vai ficar...
Gene Simmons AXE Game Controller for Wii - Quem nunca teve vontade de pintar a cara e tocar com uma guitarra em formato de machado como o Gene Simmons do Kiss. É isso que você pode fazer com uma guitarra dessas. A idéia é muito legal, mas a aparência é bizarra.
Kit Leadership Gamer Caça e Pesca 2 em 1 - Arma e Varinha de pescar, novamente a idéia é legal, mas a aparência é bizarra.
Dumbbells - São pesos como aqueles de academia que podem ser acoplados aos controles para dar mais sensação de realismo. Estão aqui na sessão de bizarros, porque se a pessoa não tiver conhecimento suficiente sobre musculação, só irão servir para prejudicar o usuário.

Valores:
Como podem ver abaixo, o valor do console é bem menor que o dos concorrentes, mas se você adquirir o Console mais o "Kit de acessórios essenciais", que te permite ter um conjunto de 2 controles com todas as funções (O Wii aceita até 4 controles ao mesmo tempo), vai chegar no valor inicial dos concorrentes, ou seja, ainda está na vantagem, pois gastou a mesma quantia para ter um console cheio de acessórios. Depois pode partir para os acessórios opcionais de acordo com suas preferências de jogos.

Obs. Esses valores são baseados em compras realizadas em lojas com nota fiscal, se você se aventurar pelo Mercado Livre, Santa Ifigênia e Camêlos em geral conseguira preços bem mais acessíveis.
Obs2. No Site da DealExtreme existe uma seção dedicada a acessórios de Wii. Não aconselho a comprar itens eletrônicos, mas acessórios como a Wii Zapper e o Wii Wheel podem ser boas pedidas.

Referências:
Os bizarros acessórios do Nintendo Wii
Conheça os acessórios de Nintendo Wii

3 comentários:

Gliterilha disse...

Oii! Eu queria compra um Wii, mas queria saber se esse controles todos são realmente necessários?? Tipo, dá pra jogar o Mario kart sem o volante?
Dá pra lutar boxe sem o extensor do controle principal?
Dá pra jogar jogo d tiro sem a pistola??
E por favor, qual é a utilidade do controle clássico??
Perdoe minha ignorância, mas qdo comprar, quero comprar td d uma vez! rs
Obrigada!

André Déo disse...

Olá Mi,

Acessórios são opcionais, mas algumas coisas temos que ter.. Mas vamos lá...

Sim dá para jogar Mario Kart sem o volante, eu até prefiro assim...

Sim dá para jogar jogos de tiro sem a pistola, mas ela facilita bastante... Pegue na Deal Extreme, tem um post meu falando sobre isso...

O Controle Clássico é para jogar os jogos estilo New Super Mario Bros, e jogos antigos que foram portados para o Wii, jogos de plataforma basicamente, estilo mario, mortal kombat, street fighter, esse tipo de jogo.

Não não dá para jogar boxe, sem o Nunchuck é indespensável não só para o boxe, mas para a maioria dos jogos, mas ele ja vem com o Wii.

Outro que não é obrigatório mas altamente recomendado é o Wii MotionPlus, muitos jogos usam ele.

Outra dica é tenha 2 controles, com 1 controle só você vai ficar muito limitada.

Então o "Kit Minimo" seria:
Videogame + Wii Remote + Wii Nunchuck (Vem no pacote) ,alguns estão vindo com o jogo Wii Resorts, neste caso já vem também o Wii MotionPlus.

Acrescentar:
1 Wii Remote + 1 Wii Nunchuck + 2 Wii Motion Plus (Ou 1 se já veio 1 no seu pacote).

Sem problemas, eu também pesquisei bastante antes de comprar e aluguei muito meu amigo :-)

Pode perguntar a vontade,
Abraços.

Gliterilha disse...

Nossa André, adorei suas recomendações!!! rs
Realmente, o Wii, dentre os mais "novos lançamentos" é o q mais me atrai, mas olhando nas loja ficava perdida em quais acessórios seria obrigatório eu ter e se valeria mais a pena adquirir outro console.
Mas tanto o Mario qto o Sonic fizeram parte da minha infência, e tendo a opção d jogar os jogos mais antigos nesse console me faz decidir cada vez mais pelo Wii!
Obrigada pelas suas dicas!!!