sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Relato 1º Zabbix Meetup do Interior - Campinas-SP

Introdução

Os Meetups de Zabbix vem ocorrendo desde 2016, todos organizados pelo Premium Partner da Zabbix SIA no Brasil, a Unirede. Porém, o Luiz Sales procurou o Hernandes Martins e Eu, com a ideia de organizarmos um Meetup 100% Comunidade.

Nós adoramo a ideia, o principal ponto é poder levar os Meetups para outras cidades que não sejam capitais, mesmo que sejam eventos menores, com poucas pessoas, esse é o espírito original dos Meetups. Quem nunca fez um churrasco ou encontrou os amigos nerds num buteco e ficou ali horas trocando ideias sobre tecnologia.

Onde ocorreu o evento

O evento ocorreu nas dependências da Faculdade Devry Metrocamp, que nos forneceu o espaço sem custo algum, nesse ponto tenho algumas pessoas a agradecer: Profa. Daniela Cartoni, Prof. Ronaldo Barbosa, Prof. Julio Magro e Prof. Luiz Turatti, todos foram essenciais para que o evento ocorresse com sucesso.

O Público

 Essa foi a primeira grata surpresa, e que confirmou, que precisamos de mais eventos como esse, organizados fora dos eixos principais. A maioria dos presentes era de iniciantes no universo do Zabbix.

É comum para quem está envolvido, como eu, se deslocar para São Paulo, e, até mais longe para participar de um evento, mas para um iniciante, o sentimento não é o mesmo. "E se eu for até São Paulo e não entender nada?", "E se for uma panelinha, e eu me sentir deslocado?", esses são sentimentos comuns, mas sendo na cidade da pessoa, ou na cidade vizinha, dá para chamar uns amigos e se sentir mais confortável.

As Palestras

As palestras foram a segunda surpresa, no fim de Abril, participei do Meetup em São Paulo, foi impressionante ver a diferença no nível das palestras, o pessoal evoluiu muito, trouxeram temas relevantes e atualizados para esse Meetup.

Abaixo farei algumas considerações sobre as palestras e disponibilizarei os links para quem quiser conferir os slides.

Utilizando Zabbix com IoT - Douglas Esteves (IoTMakers)

O Douglas Esteves abriu o evento com um tema super atual: IoT, ele compartilhou vários de seus projetos, incluindo a utilização do computador em módulo Omega2, o desenvolvimento de placas e o módulo wifi ESP8266. Slides. Vídeo.

Monitoração de Ambiente Críticos SAP com Zabbix - Carlos Eduardo Felicio de Oliveira (UOLDiveo)

A palestra do Felicio teve muita troca de ideias, muitos dos presentes trabalham ou já trabalharam com ambiente SAP, o que gerou uma troca de experiências muito interessante. Ele comentou sobre as soluções existentes para o monitoramento desse ambiente e as cifras exorbitantes envolvidas, com certeza, se você possui SAP na sua empresa, e apresentar a possibilidade de monitorá-lo com Zabbix, vai ser visto com outros olhos. Slides. Vídeo.

Implementação em massa do Zabbix Agent em ambiente UNIX - Vinícius Bastos (DXC/CPFL)

A palestra do Vinícius foi totalmente hands on, nada de slides, ele conectou na hora num ambiente GNU/Linux em Docker e demonstrou seus scripts. Ele desenvolveu uma solução de instalação/atualização de Agentes Zabbix em ambiente *nix, onde ele trabalha eles possuem muitos Unix, além dos Linux, e essa solução diminuiu de meses para dias o processo de atualização de versão dos agentes. Vídeo.

Zabbix under Docker - Luiz Sales (O2B)

O Luiz falou sobre Zabbix com Docker, fez uma introdução sobre o universo do Docker e suas vantagens, explanou sobre a utilização do Zabbix nessa tecnologia e no final fez um hands on, demonstrando um ambiente composto por Zabbix, Grafana e uma Dashboard PHP personalizada, sendo disponibilizados em 2 minutos, do enter ao endereço de acesso web disponível, incluindo as configurações no ambiente da Amazon, tornando assim a solução acessível para qualquer um com acesso à internet. Slides. Vídeo.

Kit de Desenvolvimento de Soluções de IoT com Zabbix - Guilherme L. da Silva (IoTools)

Guilherme apresentou um kit que é o verdadeiro "caixeiro viajante" da IoT, em uma maleta ele tem tudo que precisa para demonstrar a utilização de uma solução de Rede de Sensores sem Fio, que coleta dados, envia para um Zabbix local instalado em um Rapsberry Pi3, que ainda conta com o Grafana. Por fim, ele comentou sobre uma aplicação que ele desenvolveu com o kit, para estimar o nível de ocupação de uma fila. Slides. Vídeo.

Integração do Zabbix com AWS EC2 Auto-Scalling - Emmanuel Arias (O2B)

Em seguida tivemos uma apresentação internacional, já que o "Manu" é Argentino. Ele iniciou a apresentação com uma explicação sobre os ambientes de hoje, que precisam ser elásticos, em eventos como Black Friday, é preciso escalar muitas máquinas rapidamente e que são destruídas após um período curto de tempo. Monitorar esses ambientes é um desafio, após dar exemplos do que ocorre com essa máquinas que são destruídas, ele demonstrou a solução que criou com o conceito de "Slots", compartilhou alguns requests de features que estão abertos na Zabbix SIA e como essas funções facilitariam a resolução desses problemas, e, por fim demonstrou o script em python que ele utiliza na solução, o ec2bix.pi. Slides. Vídeo.

Visão de Negócio com Zabbix - Robert Silva (JLCP)

A palestra do Robert trouxe luz sobre as necessidades que enfrentamos atualmente, ambientes com cultura DevOps, CI/CD, Microserviços, exigem monitoramentos além da infra-estrutura e aplicações, ele explicou de forma clara como esse novo ambiente funciona e o que é preciso para monitorá-lo, novamente o Python apareceu. Por fim exibiu alguns exemplos de dashboards personalizadas e algumas dicas. Slides. Vídeo.

meduZa: Automação Residencial com Zabbix - André Déo (Comunidade Zabbix Brasil) e Guilherme L. da Silva (IoTools)

Guilherme e Eu dividimos esse projeto e a palestra, demonstramos a arquitetura da solução, o shield para Arduíno que ele criou, e as customizações que fizemos no Zabbix, basicamente temos um script em Python tem dupla função, coletar dados dos sensores e enviar para o Zabbix e ser executado pelo Zabbix para executar uma ação, como por exemplo, acender uma lâmpada, tudo isso utilizando o protocolo de Redes de Sensores Sem Fio radiuino. Depois fizemos uma demonstração prática do projeto. Slides. Vídeo.

Monitoramento de Facilities através do Zabbix - Gustavo Castro (SAVEIT)

A palestra do Gustavo foi inusitada, monitoramento de facilities com Zabbix, e você deve estar pensando sobre o que se trata, certo? Monitoramento de chamados de manutenção: privada entupida, máquina de café quebrada, geladeira com problemas, e afins. Utilizando o Grafana, ele criou uma série de dashboards gerenciais, depois combinando notificações do Telegram com scripts em PowerShell, desenvolveu um conjunto de notificações e envio de relatório diários que atendem as necessidades dos técnicos, dos clientes e da empresa responsável pelos técnicos. Slides. Vídeo.

UserParameter vs Zabbix Sender - André Déo (Comunidade Zabbix Brasil)

Por fim, chegamos a última palestra do dia, criei essa palestra pensando nos iniciantes, quando começamos a utilizar a ferramenta e lemos rapidamente sobre essas possibilidades, podemos pensar que são a mesma coisa, mas elas tem detalhes que devem ser observados e pensados ao adotar uma das duas estratégias. Depois de explicar esses pontos, exemplifiquei como utilizar o Zabbix Sender via script Python e revelamos uma surpresa: a implementação do Zabbix Sender para Android, projeto que também foi desenvolvido pelo Guilherme, de acordo com minhas especificações ;-) Slides. Vídeo não disponível.

Coffee Break

Como dito anteriormente, o evento foi totalmente realizado pela comunidade, mas graças a algumas ações que executamos, como por exemplo, a venda de chaveiros, temos um pequeno caixa, e com ele contratamos um belo Coffee Break.
 
Agradecimentos especiais à todos que compraram chaveiros durante o evento, e ao Hernandes, Luiz e Aécio, que além de mim, doaram algum valor, e através disso reerguermos o caixa após o evento. Comunidade é isso pessoal.

Brindes

O Luciano Alves é o CIO da Unirede, todos os anos ele participa da Zabbix Conference em Riga - Letônia, nesse ano o próprio Alexei enviou alguns brindes para a Comunidade, e o Luciano complementou com mais alguns. Além disso, a comunidade doou 2 chaveiros.

O sorteio foi realizado gerando uma sequencia de 3 números aleatórios no bash, as pessoas tinham quem encontrar essa sequencia em qualquer coisa que eles tivessem na carteira.
 
Mais fotos!
 

Agradecimentos

Agradeço a todos que participaram do evento, seja organizando, palestrando, prestigiando, divulgando, não importa, nosso MUITO OBRIGADO a todos!

Espero que esse tenha sido o primeiro de muitos Meetups organizados por membros da comunidade, se você deseja organizar um Meetup na sua cidade entre em contato, que vamos ter o maior prazer em ajudar.

Um comentário:

Diego Rodrigues de Faria disse...

Oi André,

Onde posso encontrar os scripts mencionados na palestra sobre monitoramento do SAP?