Estamos usando o software Zabbix para monitorar a disponibilidade e funcionalidade da nossa infra-estrutura de TI e, especificamente, o bom funcionamento do site PokerStrategy.com.
Na semana passada, organizamos uma sessão de treinamento em Zabbix com Rihards Olups da Zabbix SIA - a empresa que desenvolve o software e fornece suporte e treinamento. Nós fornecemos a sala de conferências com novos laptops Lenovo T420 e o habitual catering[1] de guloseimas deliciosas da Marie. Ambos, participantes externos e colegas ICANS participaram do workshop, que consistiu de sessões de “Zabbix Certified Specialist” e “Zabbix for Large Environments”. Foi uma semana difícil com muita informação, magia hands-on e exercícios complicados. Mas estávamos todos felizes de estar lá e temos aprendido muito. Mesmo depois de dois anos usando o Zabbix ainda há maneiras de melhorar a nossa configuração.
Eu aproveitei a oportunidade para uma pequena entrevista com Rihards.
Rihards, por favor, apresente-se e ao Zabbix em algumas frases.
Zabbix é uma solução de monitoramento muito flexível e totalmente opensource. Ou melhor, uma ferramenta que traz paz de espírito. Zabbix SIA é uma empresa que está trabalhando no Zabbix, adicionando recursos e melhorando-o de muitas maneiras. SIA não faz parte do nome - é mais ou menos o mesmo que GmbH[2] na Alemanha. Eu, pessoalmente, juntei-me há dois anos porque eu gosto da abordagem opensource - e eu gosto de trabalhar em coisas que eu gosto. Embora o meu uso do Zabbix remeta a 2001, ano em que foi lançado, eu tenho mais experiência do lado de usuário do que internamente.
Como o Zabbix é diferente de outros softwares de monitoramento?
Comparado com as soluções comerciais, Zabbix não é terrivelmente caro (incluindo o não pagamento para cada dispositivo monitorado). Também é muito mais flexível, em grande parte devido ao acesso fácil e irrestrito a todo o código fonte. Que resulta em uma solução flexível, que muitos ambientes corporativos necessitam desesperadamente. Com todas as fontes disponíveis, não existe o risco de ficar preso a um fornecedor, e não estar preso a um fornecedor oferece uma grande versatilidade e capacidade de monitorar vários ambientes diferentes.
Em geral, Zabbix oferece um pacote completo bastante singular de solução opensource - não há versões “professional” ou “enterprise” ou módulos proprietários que você tem que comprar para realmente usá-lo eficientemente. Há um monte vantagens técnicas, incluindo agentes nativos, módulo de escalonamento flexível, coletor de dados remoto (Zabbix proxy) ... mas para descobrir essas coisas seria melhor uma entrevista mais longa.
Quais são as principais vantagens e desvantagens do Zabbix na sua opinião?
Para mim, pessoalmente ao procurar uma solução de monitoramento as principais vantagens são:
- Pacote de frontend e visualização
- Solução verdadeiramente opensource
- Grande conjunto de recursos que não tem que ser colocados juntos a partir de milhões de peças.[3]
- Configuração inicial pode ser não-trivial, e aprender os conceitos pode levar algum tempo (embora como um membro da comunidade Zabbix disse, "é uma curva de aprendizagem, mas a vista de cima é excelente")
- Interface de usuário em algumas partes poderiam se beneficiar de melhorias.
Zabbix nunca foi realmente muito anunciado - foi discretamente desenvolvido e melhorado tecnicamente. Mas, na verdade, ultimamente usuários que escolheram o Zabbix ficaram com ele. Eles também estão sugerindo para os outros, o que o torna mais popular. Um exemplo é o LinuxJournal, onde Zabbix é realmente líder atualmente.
Outra área em que o Zabbix tem crescido com pouca exposição é no segmento empresarial. Há um monte de instalações Zabbix acontecendo silenciosamente.
Você está publicando o Zabbix inteiramente sob uma licença opensource e está vendendo suporte e treinamento. Zabbix é uma outra história de sucesso provando que é possível ganhar dinheiro com software opensource?
Quando Alexei publicou o Zabbix pela primeira vez em 7 de abril em 2001, foi uma verdadeira solução opensource, mas sem quaisquer serviços comerciais disponíveis. Agora há uma empresa saudável e em crescimento, de modo que, provavelmente, se qualifica como uma história de sucesso:)
Você é o autor do livro Zabbix da Packt Publishing. Por que você decidiu escrever um livro sobre Zabbix?
Para ser justo, foi um pouco meio que acidentalmente. Eu tinha uma oferta da Packt, que disse algo ao longo das linhas como "você gostaria de fazer parte do nosso coletivo". Que soou como se haveriam muitos autores e eu só iria escrever um capítulo ou dois, o que parecia sensato - por isso eu aceitei. Depois, eu recebi um pedido para fornecer conteúdo e cronograma para todos os capítulos. Que foi um pouco chocante, mas naquele momento parecia indelicado recusar...
No que mais você está gastando seu tempo, exceto Zabbix?
Ultimamente o Zabbix toma grande parte do meu tempo, às vezes todo ele. Ainda assim, tento dedicar alguns momentos ao OpenStreetMap, um mapa livre e aberto que todos podem editar. É um projeto muito viciante e útil ao mesmo tempo, o que também me deixa mais tempo ao ar livre para coletar dados. Se alguém vê alguma coisa errada ou faltando em www.osm.org, eu gostaria de convidá-los para melhorá-lo:)
Você gosta de sua estadia em Hamburgo?
Certamente. É uma cidade agradável, com uma longa história. Meu hotel também está situado próximo ao Reeperbahn[4]. Ambos Hamburgo e Riga estavam na Liga Hanseática[5], por isso há também um pouco de história comum.
Gostaria de convidar todos os usuários Zabbix a se juntarem a nós na Zabbix Conference e 10 anos de celebração (lembre-se, foi inicialmente lançado em 2001?) Em Riga, Letônia. Isso é muito próximo à Alemanha, e além dos temas centrados em Zabbix há uma chance de visitar Riga e a região vizinha. É claro, aqueles que não estão usando o Zabbix ainda são bem-vindos para descobrir por que ele tem ganhado popularidade e descobrir como o Zabbix poderá ajudá-los a gerenciar seus ambientes. Mais detalhes estão disponíveis nas páginas da Conferência Zabbix.
Obrigado pela entrevista e uma grande, divertida e interessante semana.
Christoph Haas
Team Lead System & Network Services
(Inventor do QR code rickrolling)
Notas do Tradutor:
[1] Buffet
[2] Na Alemanha, existem dois tipos de empresas: de capital aberto e fechado.
A sigla "GmbH", o que está escrito após o nome da empresa, designa uma empresa privada como na Alemanha. As letras correspondem às Gesellschaft mit beschränkter Haftung que, traduzido literalmente, significa uma "sociedade de responsabilidade limitada". Empresas GmbH são incorporadas e, como tal, são pessoas jurídicas em si mesmas. Estas empresas devem ter um mínimo de dois sócios e podem ser, mas não tem que ser, de propriedade de uma empresa pública.
Fonte: Investopedia
[3] Não sei por que, mas lembrei do Nagios ;)
[4] A avenida mais famosa de Hamburgo é o centro da vida noturna do bairro boêmio de Sankt Pauli, conhecido no mundo todo pelas vitrines com prostitutas e baladas para todos os estilos musicais.
[5] Liga Hanseática
Tradução Livre
2 comentários:
Bom dia, gostaria de propor uma troca de links de artigos ou blogroll. Conto com esses sites em Português, a mais de outros sites em espanhol e outras línguas
Gerardo,
Entre em contato por favor andredeo (a) gmail . com
Abraços,
Postar um comentário