Ambiente Gerenciado
São mecanismos com suporte a funcionalidades de gerenciamento, juntamente com os aspectos de comunicação que permitem suas interconexões.
O ambiente gerenciado pode ser constituído de um ou mais mecanismos como:
Roteador(s), Switch(es);
Conexões TCP de um determinado número de servidores;
Todos os dispositivos gerenciáveis de uma mesma sub-rede;
Todos os dispositivos gerenciáveis de um conjunto de LANs interligadas.
Mecanismo Gerenciado
Hardware ou Software que apresenta necessidade e condições de ser gerenciado. Como interfaces de rede, discos, impressoras, aspectos relacionados a implementação da pilha TCP/IP, estatísticas sobre o processamento de datagramas IP, etc.
Sistema de Gerenciamento de Redes
Grupo de ferramentas utilizadas para monitoramento e controle da rede. Normalmente uma arquitetura genérica, organizada em três camadas, poderá ser usada para representar as categorias de software presentes em um sistema de gerenciamento de rede.
A coleção de software de um sistema de gerenciamento é também organizada para assumir o papel de gerente, agente ou ambos.
Gerente
Permite a obtenção e o envio de informações de gerenciamento junto aos mecanismos gerenciados mediante comunicação com um ou mais agentes.
Informações de gerenciamento podem ser obtidas com o uso de requisições efetuadas pelo gerente ao agente ou mediante envio automático do agente para um determinado gerente.
Aplicação Gerente
O modelo SNMP apresenta a Aplicação Gerente como uma entidade de rede que usa determinados protocolos das camadas de transporte, de rede, de acesso à rede e de aplicação, para a comunicação com a entidade de rede gerenciada.
Componentes Principais:
- Operações de Gerenciamento
- Management Information Base – MIB
- Banco de dados
- Aplicações de Gerenciamento
- Interface do usuário
Operações de Gerenciamento
São componentes da Aplicação Gerente que controlam e monitoram os Agentes pertencentes à comunidade de um determinado domínio de gerenciamento.
Uma Operação de gerenciamento é uma entidade de software que implementa as regras estabelecidas no protocolo SNMP.
Podem ler e escrever em variáveis da MIB de cada Agente;
Podem armazenar informações de gerenciamento recuperadas junto aos Agentes em uma MIB própria e/ou em um Banco de Dados;
Devem implementar processos para execução das requisições de GetRequest, SetRequest e GetNextRequest – PDUs (Protocol Data Units).
Management Information Base - MIB
A MIB da Aplicação Gerente, quando existir, conterá a “relação mestre” para as MIBs de todos os Agentes pertencentes à comunidade de gerenciamento.
Banco de Dados - BD
É constituído por um conjunto de variáveis de interesse, que compreendem todos os nomes, configurações, topologia e dados de auditoria dos dispositivos gerenciados.
Obs.: Deve ser do tipo relacional e de preferência, ser SQL.
Aplicações de Gerenciamento
São programas que transformam os dados SNMP em informações usadas pelos usuários da Aplicação Gerente.
As aplicações de gerenciamento auxiliam no processamento e análise dos dados obtidos via operações de gerenciamento, ou junto ao Banco de Dados.
Interface do usuário
São interfaces não especificadas pelo modelo SNMP que permitem a interação do usuário com o Sistema de Gerenciamento:
- Comandos de Gerenciamento (I/O);
- Visualização de mensagens (traps);
- Apresentação de estatísticas de desempenho;
- Resumos de contabilização;
- Relatório de falhas;
- Inventários de configuração;
- Formulários para criação de queries e mapas da topologia de rede.
Agente
Software específico presente nos dispositivos gerenciados, cuja função principal é o atendimento das requisições enviadas pelo gerente e o envio automático de informações ao gerente, indicando a ocorrência de um evento previamente programado.
Aplicação Agente
É definida como uma Entidade junto a um dispositivo de rede. A aplicação Agente utiliza os protocolos de rede e o protocolo SNMP para se comunicar via interconexão de rede com uma Aplicação Gerente.
Componentes chaves:
- O Agente
- A MIB do Agente
Todo sistema gerenciado por SNMP deverá conter uma entidade Agente rodando em background.
Pode suportar mais que um protocolo de transporte. Porém, o UDP foi o protocolo da Pilha TCP/IP escolhido por possibilitar a interoperação entre qualquer Gerente e Agente.
A MIB do Agente:
A MIB é uma coleção de variáveis de interesse, seus valores dependem das funcionalidades do dispositivo e de quais recursos ou serviços o agente deverá gerenciar.
Referências:
Pessoal o material usado como base para a criação destes textos, veio de amigos, listas de distribuição e pesquisas na internet, portanto não possuo referências sobre os mesmos, mas se você identificar algum material de sua autoria, por favor entre em contato que os devidos créditos serão atribuídos.