domingo, 24 de abril de 2016

1ª Zabbix Conference LatAM - Saiba como foi

Nos dia 15 e 16 tivemos a 1ª Zabbix Conference LatAM, eu gostaria de comentar um pouco sobre o que vi e vivenciei no evento.

O primeiro ponto que gostaria de destacar é o cuidado que a organização do evento teve com os participantes, translado do aeroporto para o hotel, translado para a churrascaria (Welcome Party), translado para Gramado, ou seja, tudo foi pensado para proporcionar conforto aos participantes.

O hotel era excelente, em um bairro de classe alta em Porto Alegre e muito bem localizado, próximo do centro, com parques e shopping a quadras de distância, acesso a transporte (Taxi, Uber e Ônibus) na mesma rua.

O evento seguiu os mesmos padrões da Conferencia Oficial em Riga, Letônia, essa foi a minha impressão, do Adail, do pessoal da Globo.com, que são pessoas que tiveram a oportunidade de ir para lá. Se não atingiu o mesmo nível, eu diria que atingiu mais de 90%, mas em minha opinião estava no mesmo nível.

O evento ocorreu em um auditório retangular, o que permite que todos fiquem próximo do palco principal, as pessoas estavam confortavelmente distribuídas em duplas ou trios, com mesa e cadeira, o que é excelente para quem queria levar o note, fazer anotações, etc. Três telões, filmagem, excelente sistema de som e de ar-condicionado completavam o ambiente.

Além do café da manhã servido pelo hotel, ocorreram os coffee breaks e almoço no mesmo espaço do evento, mesas que comportavam 8 a 10 pessoas permitiam conforto e interação entre os participantes.

A primeira festa foi em uma churrascaria tipicamente gaúcha, com shows tradicionais.

A segunda foi em um Pub em uma badalada rua do bairro, vale a pena destacar a quantidade de comida (inclusa na inscrição), simplesmente não paravam de abastecer a mesa.
 
E a última foi um café colonial em Gramado, pelo que vi das fotos, foi um exagero.

As palestras foram sensacionais, tivemos palestras técnicas, palestras voltadas à gestão e palestras para iniciantes, aliás, isso refletiu bem o público do evento, me surpreendi com a diversidade de participantes, tivemos vários participantes que estão começando com a ferramenta e estavam presentes no evento, o que tornou o evento ainda mais interessante.

Todos os mais de 100 participantes presentes, tiveram oportunidade de interagir entre sí, a própria maneira como o evento é realizado incentiva esse tipo de interação e, esse é um dos principais motivos da limitação do número de inscrições.

O Alexei é uma atração a parte, acho que todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente pela primeira vez sentiram aquele friozinho na barriga, aquela sensação de "CARA É O ALEXEI" *risos*, mas ele é um cara simpático, super simples, eu visitei a Zabbix SIA, interagi um pouco com ele em 2013 (Na conferencia e no Latinoware) e agora novamente no evento, ele anda a pé, come o que você oferecer, ama guaraná, conversa, tira foto, aperta a mão e recebe abraços sem frescura, e o evento reflete isso.

Temos muito que agradecer o Luciano Alves, CIO da Unirede, pelo empenho, foram mais de 4 anos tentando convencer o Alexei de que era viável realizar uma conferencia na América Latina, e claro, a primeira seria no Brasil.

Demorou mas aconteceu e o Alexei foi embora de queixo caido, nós realmente causamos um excelente impressão, uma das últimas perguntas do evento foi se teríamos uma próxima e a resposta foi "Sure". E depois quando chegou a Riga fez um post no Facebook dizendo que era tempo de iniciar uma nova tradição, a conferencial LatAm.

O último ponto que gostaria de destacar são os frutos do evento, a questão do módulo da Unirede para monitoramento de Xen sempre foi algo complicado de se entender, o módulo estava disponível, mas o código fonte não, eles não falavam mais nada sobre isso, e na conferencia o Luciano Alves e o Thiago Melo esclareceram o por que: O módulo foi criado por administradores de rede e não por desenvolvedores, apenas como uma prova de conceito, eles queriam que as pessoas conhecessem mais sobre o uso de módulos e criaram esse módulo para isso, mas eles não tem braço para tocar o desenvolvimento e realizar as alterações necessárias a cada nova versão do Zabbix e/ou Xen, e acharam que as pessoas não tinham na realidade interesse no módulo, a conferencia demonstrou o contrário que as pessoas tinham sim interesse e estavam dispostas a tocar o projeto se o código fosse disponibilizado, então no segundo dia, o módulo foi disponibilizado no Github e hoje todos podem contribuir com seu desenvolvimento, o mesmo ocorreu com os scripts do pessoal da Globo.com, com o projeto Zabbix Security Insights do Alessandro Silva, só para citar os principais, o pessoal realmente teve um gás novo na conferencia, no sentido de usar mais o Share, compartilhar suas soluções e ajudar o produto e a comunidade a se tornarem ainda mais conhecidos.

Espero que quem não conseguiu ir esse ano, não importa o motivo, tenha a oportunidade de ir no próximo ano e vivenciar o que é participar de uma conferencia Zabbix.

Abraços a todos,
André Déo